Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Olga Cavalcante

Uma das mais conhecidas cidadãs de Natividade, sudeste do estado, Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a “Dona Naninha”, recebeu nesta quarta-feira, 14, o Certificado de inscrição no Cadastur - sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo (MTur). O presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), Lucio Flavo Adorno, entregou o documento de regularização da empresa “Organização de Bom Gosto Tia Naninha Ltda”, especializada na produção do Biscoito Amor Perfeito, receita tradicional de família, divulgada nacionalmente.

Após sua inscrição no Cadastur, a nova empresária poderá pleitear financiamentos em linha de crédito turística nos bancos oficiais, participar de eventos e feiras, ser incluída na folheteria publicitária da Adtur e ainda comercializar, via internet, seus produtos. Para interessados em cadastrar-se no programa Cadastur basta acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br, onde estão relacionados os documentos necessários e formulários para inscrição. A entrega é na Adtur, que providenciará a análise e emissão do Certificado.

Radicada em Natividade, em residência na praça da Matriz, dona Naninha está há 76 anos no mesmo local, anteriormente casa de seus pais, inclusive construída por eles. Neste endereço funciona a fábrica de bolos e biscoitos típicos, atendendo turistas e encomendas na mesma cozinha onde executa e assa em forno de lenha as receitas passadas de mãe prá filha. Segundo ela, são atendidas, todos os meses, encomendas de Brasília, Goiânia e outros pontos do país e, regularmente, preparam café colonial para visitantes.

Na mesa farta do café são servidos além do amor perfeito, bolo de arroz,pão de queijo, bolo de mãe, pipoca, bolacha de canela, biscoito do céu. O próximo passo é instalar lanchonete em salão na própria casa, que tem 22 cômodos e está restaurada em sua arquitetura colonial.

Cadastur

O programa é executado pelo MTur em parceria com os órgãos oficiais de turismo das unidades da Federação. O sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); agências de Turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.

Em caráter opcional, também poderão se cadastrar: restaurantes, cafeterias e bares, centros de convenções,parques aquáticos,estruturas de apoio ao turismo náutico,casas de espetáculo,prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos,locadoras de veículos para turistas,prestadoras especializadas em segmentos turísticos e bacharéis em Turismo. O cadastro é gratuito e tem validade de dois anos, podendo ser renovado. No Tocantins, são cadastrados 148 equipamentos turísticos, sendo 42 agências, 12 transportadoras, 11 organizadoras de eventos, 21 guias, restaurantes, bares e similares e 42 hotéis.