Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agricultores familiares e público interessado em contribuir com o reflorestamento de determinada área do Estado, poderão adquirir uma das 30 mil mudas de plantas nativas que serão distribuídas na Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. O evento será realizado de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas e deve manter o título de maior feira da região Amazônica.

A entrega das plantas faz parte de uma parceria entre a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e a empresa Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, que estão formalizando um termo de doação.

O coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Rocha Vasconcelos, informou que as mudas já estão prontas e serão distribuídas, principalmente ao público da agricultura familiar. “Todos terão acesso, mas a prioridade são os pequenos produtores para que eles possam promover a revitalização de áreas degradadas”, frisou.

De acordo com o Américo, a entrega das mudas ocorrerá diariamente, durante toda a feira. O interessado em adquiri uma planta preencherá um cadastro simples, contendo o nome, tamanho e localidade da propriedade. “São espécies usadas pela empresa para reflorestar as áreas desmatadas para a construção da Ferrovia Norte – Sul”, informa o coordenador.

Espécies

Na ocasião, serão entregues mudas das espécies Gonçalo-alves, Aroeira, Pau-de-leite, Mangabeira, Algodoeiro do campo, Caroba, Ipê-do-cerrado, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Barriguda, Almescla, Garapiá, Pau-d`óleo, Pau-ferro, Pau d`olhinho, Barú, Jatobá-da-mata, Jatobá-do-cerrado, Ingá, Mirindiba, Oiti, Capitão-do-campo, Pau-de-brinco, Sambaíba, Olho-de-boi da mata, Fruta de morcego, Angelim do cerrado, Jacarandá, Sucupira Branca, Jurema, Fruta d`anta, Cega-machado, Murici, Puçá-da-mata, Mogno, Faveira, Tamburil, Leucena, Vinhático, Marmelada, Cagaita, Genipapo, Genipapo-do-cerrado, Mamica-de-porca, Timbó, Chicha, Tarumã, Pau-terrinha, Pau-terra, Canjarana e Pau-coalhada.