Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A vida moderna em estúdios e suas versatilidades. Este será o mote da 4ª Mosarq – Mostra de Arquitetura no Tocantins, que acontecerá este ano no período de 1º a 20 de junho, no Executive Residence, edifício da Construtora Araguaia.
A cerimônia de lançamento da Mostra aconteceu na quinta-feira, dia 12/04, durante um café da manhã no Ahãdu, em Palmas. O evento contou com a presença de arquitetos, autoridades, empresários e imprensa.


Representando o Governo do Estado, o subsecretário de Infraestrutura, José Ribamar Maia Júnior, disse que a Mosarq já começou grandiosa e que tornou-se uma vitrine para divulgar o trabalho dos profissionais do Tocantins.“O Governo do Estado tem orgulho de ser parceiro deste evento”, destacou. Já o secretário municipal de Infraestrutura, José Francisco dos Santos, ressaltou que a Mostra tem contribuído muito para a cidade de Palmas. “E refletido nas obras que aqui estão sendo construídas”. Na ocasião, foi assinado um termo de parceria entre a Mosarq e a Construtora Araguaia, que vai permitir a utilização de um novo empreendimento da empresa, o Executive Residence, localizado em quadra privilegiada da Capital, na 105 Norte, Alameda das Aroeiras, próximo ao Capim Dourado Shopping Center. A representante da Construtora Araguaia, Eliane Cristina Vieira de Carvalho, gerente de negócios, destacou a grandiosidade do evento e da felicidade da empresa em ser parceira da 4ª Mosarq. "Estamos muito felizes em fazer parte desse evento junto com tantos arquitetos e empresas", disse a gerente.


A idealizadora da Mosarq, arquiteta Mônica Avelino, explicou que quem for conferir a esta quarta edição encontrará uma exposição com ambientes contemporâneos, como o estúdio da empresária, do casal moderno, do casal máster, do casal imperial, do músico, do esportista, quartos do bebê menino e bebê menina, suíte da vovó, cozinha gourmet, home theater, sala de jantar e home office, entre outros. “Com esses espaços, será possível conhecer o talento de profissionais tocantinenses, entre arquitetos, engenheiros, designers de interiores, decoradores, artistas plásticos e paisagistas, e ainda, os produtos e últimos lançamentos de grandes empresas de variados segmentos, como móveis, decoração, iluminação”.

Responsabilidade Social

Na edição passada, com a venda da Revista da Mostra, foi possível reformar a Unidade de Psico-Oncologia do Hospital Geral de Palmas, trazendo mais conforto para os pacientes em tratamento contra o câncer. Este ano, a Mosarq terá uma bilheteria de visitação, no valor simbólico de R$ 2,00, cuja renda será destinada à construção da cozinha industrial da Fazenda da Esperança Feminina. A presidente da entidade e Diterora da Unidade Tocantins da Organização Jaime Câmara, Fátima Roriz, agradeceu a contribuição que o evento dará às pessoas em tratamento contra às drogas. "Esse dinheiro será usado na construção e compra de equipamentos da cozinha industrial da Fazenda Feminina, que vai receber eventos como aniversário e outras comemorações", explicou a presidente.

Histórico
A Mosarq – Mostra de Arquitetura no Tocantins foi idealizada pela arquiteta Mônica Avelino Arrais e acontece a cada dois anos, na Capital. A ideia da Mosarq é realizar uma mostra respeitando as particularidades da geografia, economia e cultura do Estado do Tocantins. A primeira edição da Mostra aconteceu no Edifico Amazônia Center, em junho de 2006. Já a escolha do lugar para a segunda edição foi onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A terceira edição da Mosarq foi realizada na Residência Oficial do Governo do Estado. (Ascom)