Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais uma etapa de vacinação contra febre aftosa começa no Tocantins. Desta vez, com o tema “15 anos sem aftosa, manda mais uma dose para comemorar”, conclama os produtores rurais para festejarem esta vitória, com a consciência de continuar vacinando. A expectativa é imunizar cerca de 8 milhões de bovinos e bubalinos, independente da faixa etária, entre os dias 1º e 31 de maio.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recomenda aos pecuaristas que aproveitem o manejo do rebanho, durante a vacinação antiaftosa, e vacinem os animais contra a Brucelose, nos casos das fêmeas entre 3 e 8 meses, e antirrábica. “É mais cômodo aproveitar a oportunidade do manejo e fazer outros procedimentos, a exemplo também da aplicação de vermífugo, vitaminas, entre outros”, explica o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade da Adapec, João Eduardo Pinto Pires.

Nesta etapa, há uma novidade: o produtor rural pode lançar a vacinação do seu próprio computador, desde que tenha feito o cadastro na Adapec, para ter acesso à ferramenta produtor online, disponível no site da Agência. “Em seguida é preciso que o produtor vá até a Agência, onde sua ficha cadastral é movimentada, para que esta ação seja conferida pelos técnicos e autenticada. Isto tudo, no prazo de até 10 dias após a compra da vacina”, diz Pires.

Na oportunidade, os técnicos aproveitam para fazer a atualização cadastral de todas as espécies de animais, presentes na propriedade rural. A imunização antiaftosa é obrigatória. Portanto, o pecuarista que deixar de vacinar está sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e 127,69 por propriedade não declarada.

De acordo com o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz, os produtores rurais comprovaram que estão conscientes da importância da vacinação, já que o Tocantins está há uma década e meia sem registro de foco da enfermidade. “A sanidade do nosso rebanho garante um status sanitário privilegiado. Além disso, produtos de qualidade que abastecem o mercado interno e externo”, diz acrescentando que as parcerias do Governo Estadual e Federal foram primordiais para alcançar este sucesso.

Abertura oficial

No próximo dia 05 de maio, às 10h, a Adapec fará o lançamento oficial da I etapa de vacinação contra a febre aftosa. O evento será realizado no Parque de Exposições Agropecuário, em Araguaçu, a 454 km de Palmas.