Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Companhia de Dança de Colinas do Tocantins, criada em 2010, foi selecionada para participar do Festival de Dança de Joinvile. A Companhia é um projeto cultural da administração municipal, sendo financiado com recursos da Prefeitura de Colinas.

Antes da meia noite”essa é a coreografia de Jazz selecionada para o palco aberto do 30º Festival de Dança de Joinville. A divulgação do resultado da seleção para a apresentação no palco do festival foi na última sexta-feira, 25 de maio. O resultado está disponível no sitehttp://www.festivaldedanca.com.br.

Para a bailarina Palloma Freitas a seleção no Festival de Joinville significa a realização de um sonho. “Conseguimos pela segunda vez sermos selecionados, o que demonstra que também somos bons. Não precisamos morar em uma grande capital para sermos bons bailarinos, mas sim termos apoio, dedicação, compromisso e oportunidade”, comentou.

De acordo com o prefeito José Santana Neto a Companhia de Dança se tornou referência para os colinenses no que diz respeito à cultura, afinal, tem levado ao mundo a expressão cultural do município, divulgando os potenciais desta cidade. “Temos orgulho de nossos bailarinos. Eles nos representam com competência e maturidade profissional”, explicou o prefeito.

Sob a coordenação do professor Dennis Rodrigues, a Companhia de Dança é vencedora de várias disputas, dentre elas a 20ª Edição do Dança Pará Festival, o maior evento de dança da região Norte e o maior concurso de dança do Norte-Nordeste.

Além de se apresentar em mostras culturais, festivais e eventos públicos, a Companhia de Dança de Colinas tem ido até as escolas mostrar aos estudantes da Rede Municipal de Educação e Cultura que é possível transformar sonhos em realidade.

Em 2011, o Festival de Dança de Joinville recebeu a Companhia com sua apresentação “O Chamego da Roça”.

Festival

Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Numa trajetória que em 2012 completa 30 anos, milhares de bailarinos e amantes da dança chegam a Joinville vindos de todo o País e do exterior com diferentes objetivos: concorrer na Mostra Competitiva, apresentar-se no Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas ou com um foco voltado a atividade didática.

O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book de 2005.