Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Júnior

No segundo dia de programação do 9º Salão do Livro e 11ª Fecoarte, diversidade de apresentações atraíram público de todas as idades. Compondo as atrações regionais, na tarde do dia 20, o café literário recebeu a performance “O celular e eu”, da Companhia de Dança de Colinas, que abordou de forma artística o comportamento e vícios relacionados ao uso do celular.

Segundo o diretor da companhia, Dennis Rodrigues, o espetáculo foi pensado especificamente para ser apresentado no evento. “O processo de criação passou por pesquisas e experiências dos próprios alunos com o objetivo de que a obra incentivasse um questionamento e uma reflexão por parte do público. Com a performance, unimos educação, cultura e formação de plateia”, explicou.

A arte educadora Angela Ennes estava na plateia e se impressionou com a qualidade performática do espetáculo. “É muito interessante essa retratação da realidade, essa mensagem do real sobre o uso abusivo do celular. Além disso, a performance foi maravilhosa, desde à concepção ao preparo dos jovens que atuaram”.

Os visitantes ainda prestigiaram a rima do poeta cordelista Carmevaldo Gomes Leal, que mostrou a força da cultura popular, com a literatura de cordel. O artista tem mais de 150 títulos de cordel e está comercializando seu trabalho na Fecoarte.

A música regional de boa qualidade também animou quem estava no Café Literário, com a apresentação do show “Canto que me toca”, com a cantora Keila Lipe. Natural de Araguaína, sua voz suave, mas marcante, embalou a plateia com um repertório variado.

Espaço infantil

A criançada também pode se divertir com o espetáculo musical Jujubas, onde o lúdico e o colorido brincavam com a imaginação da garotada. O espaço ficou lotado de adultos e crianças para ouvir, dançar, cantar cantigas de roda e se divertir.

A psicóloga Isabel Etges levou seu filho Antônio, de 3 anos, para assistir a apresentação e, assim como o pequeno, aprovou a escolha da programação para o espaço infantil. “A qualidade do espetáculo é excelente. Saímos os dois encantados com os artistas”, afirmou.