Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O judoca Antônio Tenório, medalha de ouro nas paraolimpíadas de Atlanta-1996, Sidney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, virá a Palmas no dia primeiro de junho para participar do lançamento no Tocantins do documentário "B1 - Tenório em Pequim" e também para participar do 7º Fest Sesc – Copa Antônio Tenório de Judô promovido pelo Sesc-TO com o apoio da FEJET – Federação de Judô do Estado do Tocantins. A exibição do documentário para convidados será no dia 01/06 no Cine Sesc Palmas. No sábado (03/06), Tenório participa do campeonato Fest Sesc, que contará com judocas do projeto Carrossel do Sesc, além de associações convidadas do Tocantins e de outros estados.

O multicampeão Antônio Tenório foi convidado pelo Sesc para lançar no estado o documentário "B1 - Tenório em Pequim" no dia primeiro de maio, às 19h, no Cine Sesc Palmas, localizado no Centro de Atividades. O filme mostra a preparação do judoca, um pouco da história da sua família, a rotina dos treinos e o relacionamento com os colegas. Outro ponto mostrado é a relação de Tenório com um judoca mais novo, também com problemas de visão, que segue os conselhos do campeão para melhorar seu desempenho.

B1 acompanha Tenório desde os treinos até à final dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, na China, em 2008. O nome do filme faz referência à categoria em que o judoca compete com atletas completamente cegos (B1). Na B2, competem judocas que têm percepção de vultos, e na B3, quem vê com alguma definição de imagem.

Perfil

Antônio Tenório da Silva nasceu em 24/10/1970, em São Bernardo do Campo, São Paulo e integra a classe B1 (para atletas cegos).

Seus principais títulos são: ouro na Paraolimpíada de Atlanta, em 1996; bronze no Mundial de Madrid, em 1998; ouro na Paraolimpíada de Sydney – 2000; bronze no Mundial, no Brasil, em 2001; dois ouros nos Campeonatos Abertos da Alemanha, 2000 e 2002; vice-campeão mundial em 2002, em Roma; bronze no Mundial da IBSA, no Canadá, em 2003; ouro na Paraolimpíada de Atenas – 2004; campeão da II Copa do Mundo de Judô, no Brasil, em 2005; campeão mundial em 2006, na França; ouro na categoria até 100 kg, no Parapan do Rio-2007 e ouro na Paraolimpíada de Pequim em 2008.

Copa Antônio Tenório de Judô

Em 2012 o Fest Sesc chega a sua sétima edição e contará com a presença do tetracampeão paraolímpico Antônio Tenório. Com a vinda do judoca, a edição deste ano também passa a se chamar Copa Antônio Tenório de Judô. O evento realizado pelo Sesc com o apoio da FEJET tem como objetivo promover a integração e fomentar a prática do esporte. Para o Diretor Regional do Sesc, Marco Antonio Monteiro, o Fest Sesc busca incentivar os participantes de todas as idades. “A participação dos alunos do Projeto Carrossel e de associações convidadas ajuda a fomentar valores como a ética, respeito ao próximo e a importância de competir”, ressaltou.

O 7º Fest Sesc – Copa Antônio Tenório de Judô, será realizado no dia 03/06 na quadra poliesportiva do Centro de Atividades do Sesc (502N), a partir das 09h. A entrada é gratuita. (Ascom Sesc/TO)