Palmas

A Câmara de Vereadores realiza nesta quarta-feira, 13, uma sessão solene para a entrega de Título de Cidadão Palmense ao secretário estadual de Educação, professor Danilo de Melo Souza, e ao desembargador José de Moura Filho. As honrarias atendem as solicitações do vereador Aurismar Cavalcante (PSDB) e da ex-vereadora Marisa Sales. O evento acontece a partir das 10h no Plenário Tarcísio Machado da Fonseca.

Perfis

Danilo de Melo

Natural de Parnaíba, Piauí, o pedagogo Danilo de Melo Souza chegou a Palmas em janeiro de 1997. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UNB) e docente do quadro efetivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sempre atuou nas áreas de educação básica, políticas públicas governamentais, formação de professores, gestão escolar e cultura. De 1993 a 1996 foi secretário municipal de Cultura de Parnaíba e entre os anos de 2005 e 2010 assumiu a secretaria municipal de Educação de Palmas. Atualmente é secretário estadual de Educação do Tocantins e presidente Nacional do Conselho do Fundeb. Danilo é casado com Chistina Rosa de Aguiar e pai de Daniel e Victor.

José de Moura Filho

Tocantinense de Pedro Afonso, José de Moura Filho iniciou sua carreira como professor e em meados de 1966 tomou posse no cargo de escrivão de crime da comarca de sua cidade natal. Em 1972, após servir o exército, ficou à disposição da comarca de Goiania, onde cursou a faculdade de direito na Universidade Católica de Goiás. Seguindo a carreira jurídica foi aprovado em concurso público para juiz da comarca de 1ª entrância de Sancrelândia (GO) e, em seguida, foi promovido para comarca de 2ª entrância de Pedro Afonso. Com a criação do Tocantins, promovido por antiguidade foi o primeiro desembargador de Palmas, escolhido pelo Tribunal de Justiça (TJ), órgão o qual exerceu dentre outros cargos corregedor-geral de justiça, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins e presidente do Poder Judiciário Tocantinense de 1999 a 2001. José de Moura Filho também foi corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e presidente da corte eleitoral por dois biênios. Atualmente exerce os cargos de presidente da comissão de seleção e treinamento e da comissão de regimento do TJ, diretor da escola judiciária eleitoral e vice-presidente do TRE. Pai de quatro filhos é casado com Maria Edite Alves de Sousa.