Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Atores, bailarinos e músicos da trupe gurupiense GUETU (Grupo de Teatro da Unirg) se apresentam neste sábado, 23, no Teatro Fernanda Montenegro em Palmas, com o espetáculo teatral “TO em Cena”.

Quinze artistas sobem ao palco, a partir das 20h, para levar o público a uma verdadeira viagem pelas lendas e tradições tocantinenses com música, dança, teatro e muito bom humor.

O grupo, que já se apresentou por cidades da região sul do Estado, faz um apanhado das principais manifestações culturais existentes no Tocantins. Referências como as quebradeiras de coco, as belezas naturais do Parque Estadual do Jalapão, a lenda da cobra gigante Buíuna e a Romaria do Bonfim, são alguns dos elementos que compõem o espetáculo.

De acordo com um dos diretores da peça, Cristiano Cabral, composições de artistas tocantinenses consagrados como, Quésia Carvalho, Paulo Albuquerque, Dorivã, Genésio Tocantins e Chiquinho Chokolate, entre outros, são interpretadas pelo grupo. “Queremos retratar o estado como ele é, na sua essência: acolhedor e uma terra boa para se viver. O espetáculo é sobretudo, uma homenagem ao povo tocantinense”, afirma.

Trajetória

Após sua turnê em casa, que rendeu uma Mensão Honrosa da Câmara Municipal de Gurupi pela qualidade artística do espetáculo, o GUETU se prepara para uma série de apresentações em estados da região centro-oeste.

“TO em Cena” é patrocinado pelo Edital de Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas da Fundação Cultural do Estado e apoiado pelo Edital Microprojetos da Amazônia Legal, promovido pela Fundação Nacional das Artes, FUNARTE.

Ficha Técnica

Diração: Cristiano Cabral e Elis Duarte

Diração Musical: Moisés Ribeiro

Coreográfia Geral: Jane Gerhardt

Coreografia Sússia/ Jiquitaia: Jacqueline Barros

Figurinos: Lucirez Amaral

Maquiagem: Lico Campos

Sonoplastia e Iluminação: Silon Santos

Músicos: Valdomiro Gomes e Jhonatan Ferrara