Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Secretaria da Segurança Pública promoveu no início da tarde de segunda-feira, 2, reunião para formalizar o termo do acordo técnico e operacional firmado entre a Segurança Pública e a Polícia Militar. O acordo tem por objetivo estabelecer um regime de cooperação mútua, visando o desenvolvimento do curso de capacitação de agentes comunitários de Segurança (CCACS), no Estado do Tocantins. Este é voltado para a capacitação da comunidade em geral, no que diz respeito à compreensão e parceria para a evolução da filosofia de Polícia Comunitária.

O curso de capacitação de Agentes Comunitários de Segurança foi instituído pela portaria nº 542 de 03 de Maio de 2012. O candidato deve ter idade mínima de 16 anos, ser representante de organizações públicas, de entidades associativas, da imprensa, de instituições religiosas ou de ensino, organizações de indústria, comércio ou prestação de serviços, ser membro da comunidade, ainda que não representante qualquer uma das organizações citadas.

O curso tem início previsto para o mês de agosto, com duração de 12 hora/aulas. A pré-seleção será feita nas unidades policias tanto civis quanto militares do interior do estado e também da Capital, por intermédio da Superintendência de Polícia Comunitária. Vale ressaltar que este curso é uma ação totalmente conjunta das Polícias Civil e Militar e todas as etapas anteriores, até a assinatura do acordo técnico, na data de hoje, terão total suporte das duas polícias inclusive na utilização das instalações das unidades policias, sobretudo do interior do Estado.

De acordo com o Superintendente da Polícia Comunitária, Tenente Coronel Divino Viera da Silva o curso, o acordo integra ainda mais as forças de segurança do Tocantins. “A Superintendência irá capacitar a população para atuar como agente comunitário de Segurança. Para que isso aconteça, pretendemos levar o conhecimento ao cidadão para que ele possa contribuir com as forças de segurança e, desta maneira ajudar a cumprir o que a Constituição determina quando diz que a segurança pública é dever de todos”, concluiu o Superintendente.

Para o delegado e também diretor de Ensino e Capacitação Técnica da Superintendência de Polícia Comunitária, Antônio Gonçalves de Carvalho Neto, o acordo firmado entre a SSP e Polícia Militar possibilitará a operacionalização e execução do curso fazendo com que a sociedade em geral possa participar do processo de segurança que, segundo o delegado, é muito importante para todos os municípios tocantinenses.

O Secretário da Segurança Pública João Coelho elogiou a assinatura do acordo e afirmou que o mesmo representa um grande avanço para as forças de segurança tocantinenses que passarão a contar ainda mais com a ajuda da população. “Esse acordo tem por finalidade estreitar os laços entre os órgãos responsáveis pela implementação da filosofia da Polícia Comunitária no Tocantins, bem como se aproximar da população, tendo em vista que a Polícia Comunitária é uma das que mais está próxima da realidade e do cotidiano do cidadão tocantinense”, ressaltou o secretário.

Estiveram presentes à reunião, além do secretário da Segurança Dr. João Fonseca Coelho, o comandante geral da Polícia Militar Coronel Marielton Francisco dos Santos, o delegado e diretor da Polícia Comunitária Antônio Carvalho, o superintendente da Polícia Comunitária Tenente coronel Divino Vieira e o diretor da Academia de Polícia Militar Tiradentes Tenente Coronel Marcelo Falcão. (Ascom SSP)