Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Técnicos da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) iniciam nesta segunda-feira, dia 23, a seleção de 20 cabras (matrizes) do Módulo Irradiador Econômico Social de Caprinocultura de Ponte Alta do Bom Jesus, a 431 km de Palmas, região Sudeste do Estado. Os animais, após assinatura de Termo de Cooperação, serão repassados à Escola Agrícola de Natividade, para implantação de projeto de criação de caprinos no município, localizado a 218 km de Palmas.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Lobato, a doação dos animais faz parte do projeto de fomento da caprinocultura na região Sudeste do Estado. “O Governo repassa os animais e acompanha o desenvolvimento do projeto. Já a Escola fica responsável pelos custos da criação, que além de servir como campo de capacitação dos alunos, também será modelo para os produtores”, explicou o veterinário,

Outra regra do Termo de Cooperação é que 50% das futuras crias do projeto sejam doadas para pequenos produtores da região, impulsionando a cultura. “Com isso, queremos ajudar o criador a aprimorar seu rebanho com animais geneticamente melhorados, além de incentivar aqueles que têm interesse na caprinocultura e muitas vezes não têm o dinheiro para investir”, disse Lobato, acrescentando que uma matriz de excelente qualidade custa em média, R$ 300,00.

A Seagro também auxiliará a Escola na escolha dos produtores que participarão do projeto de caprinocultura. “Como a região Sudeste é muito árida, o Governo do Estado, trabalha com a caprinocultura como uma nova alternativa de renda para o pequeno produtor e já realizamos vários Dias de Campo, encontros, cursos,além das visitas técnicas, para o incentivo do setor”, comentou o coordenador da Seagro.

Dados

De acordo com dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Tocantins possui 21.698 caprinos. A Seagro implantou seis Módulos Irradiadores de Caprino e ovinocultura: em Araguaína, em Arraias, em Ponto Alta do Bom Jesus, Dianópolis e dois em Palmas.