Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Ajudar as empresas na busca de estagiários nas escolas e faculdades é um dos trabalhos realizados pelo Instituto Fecomércio, que inicia as atividades de seu programa de estágio. O IF começou nesse mês o cadastro de empresas e de alunos para seu banco de dados. Diversas vagas foram registradas e algumas inserções no mercado já foram realizadas.

Conforme explica a diretora do Instituto Fecomércio Tocantins, Alexandra Bramatti, o programa de estágio não somente irá inserir o jovem no mercado de trabalho. “O programa de estágios do Instituto Fecomércio é um projeto de integração social entre a empresa e a escola, que além de oferecer uma oportunidade de trabalho, também traz a capacitação e o desenvolvimento profissional do estagiário que passa por exames e avaliações constantes, de forma que ajude na sua formação prática e acadêmica”, disse.

O empresário e contador, Norton Thomazi, aprovou a ideia. Na empresa de contabilidade em que atua como diretor financeiro, a Confais, duas estágiarias já foram contratadas por meio do convênio com o IF. Segundo ele, até o momento, as futuras contabilistas estão contribuindo para o sucesso da empresa. “Apesar do pouco tempo, estamos satisfeitos com o trabalho das estudantes que contratamos. Elas passarão por avaliações quinzenais para que depois possamos ter um diagnostico mais concreto, mas nesses primeiros quinze dias acredito que estão atendendo bem nossas expectativas”, afirmou.

O diretor ainda ressaltou a importância do programa para os empresários. “Um programa como esse só tem a colaborar com o empresário que muitas vezes necessita de uma empresa de recrutamento para preencher suas vagas. O instituto simplifica o processo já que possui um banco de dados de estagiários aptos para vagas em diversas áreas”. Nas próximas semanas, a empresa irá abrir provavelmente uma nova vaga, com área ainda indefinida, ficando a cargo do IF, a seleção para o envio de currículo ao empresário.

O presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, acredita que o instituto trará inúmeros benefícios a classe empresarial. “O intuito dessa nova da casa da Fecomércio é oferecer aos empresários um trabalho diferenciado e que atenda a demanda do comércio, por meio de produtos e serviços oferecidos que vão desde pesquisas até a capacitação, programa de estágio e o menor aprendiz”, citou.

Como funciona o programa de estágio

O Instituto Fecomércio irá cadastrar empresas interessadas em contratar estagiários e também alunos de diversas áreas de conhecimento, de nível médio, técnico e superior. De acordo com a necessidade de cada empresário, o IF irá selecionar e enviar currículos de estudantes cadastrados. Todo o processo é gratuito, tanto para o empresário, quanto para o aluno. Os interessados em participar desse programa de estágio podem obter mais informações através do site: http://www.institutofecomercioto.com.br, pelo telefone: 3228 1906 ou e-mail: instituto@fecomercioto.com.br.

Sobre o IF

O Instituto Fecomércio é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins, que busca auxiliar as empresas e instituições no aperfeiçoamento da sua gestão, por meio da elaboração de planos, projetos e pesquisas. Além de proporcionar um atendimento voltado para o público empresarial, desenvolve os Programas de Estágio e Menor Aprendiz, que promovem a integração entre empresa, escola e aluno, viabilizando a qualificação do jovem e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.