Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Antecedendo a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realiza, durante esta quarta-feira, 08, na capital paulistana, a I Reunião Extraordinária do órgão, que terá como pauta o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a Lei de Responsabilidade Educacional. O pacto objetiva promover a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, o final do 3º ano do Ensino Fundamental, conforme se comprometeram os governos estaduais do País. Já a Lei trata-se de um projeto que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados e visa estabelecer critérios obrigatórios de qualidade para toda a Educação Básica.

De acordo com a professora Maria Nilene Badeca da Costa, presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, ambos “são assuntos que estão na nossa pauta diária, pois tratam de temas que buscam a melhoria da Educação no País.”

Conforme números apresentados pelo Ministério da Educação (MEC), aproximadamente 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas; além disto, os dados apontam contextualidades distintas nos diferentes estados brasileiros, tendo os do Nordeste os índices mais elevados. Segundo o Consed, o Pacto prevê alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, como um conjunto integrado de ações que levam em consideração, inclusive, a formação de professores alfabetizadores. (Ascom Seduc com informações do Consed)