Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A cidade de Pugmil, a 108 km de Palmas, foi o município sede da terceira reunião da Comissão Intergestores Regional Cantão – Região Macro Sul, com os representantes de saúde das cidades de Araguacema, Barrolândia, Caseara, Cristalândia, Chapada de Areia, Divinópolis, Marianopolis, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso, Pugmil, que na ocasião discutiram com as técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Diretora de Projetos, Luiza Regina Dias Noleto e a administradora, Maria Claudete de S. C. Castro, os problemas e melhorias relacionados à Saúde da referida região.

Dentre os assuntos discutidos destacam-se, a formação do Consórcio Intermunicipal de Saúde, para a região do Cantão; os resultados da Campanha de Poliomielite, 2012, destacando os municípios que não conseguiram alcançar a meta de cobertura vacinal; Apresentação da proposta da Webconferência sobre “Redes de Atenção à Saúde”, que acontece dia 29 de agosto, Distribuição da planilha dos municípios com recurso da vigilância sanitária suspensa (Portaria Nº 1.135, de 31 de maio de 2012). Discussão sobre o acesso ao atendimento no Hospital Regional de Paraíso. Informe na pauta, do município de Barrolândia, sobre a necessidade de uma sala de estabilização para a cidade.

De acordo com a secretária municipal de Marianópolis, Selma, Borges da Costa, todas as discussões da CIR foram fundamentais para o fortalecimento da região, e ressaltou os debates sobre a constituição do Consórcio Intermunicipal de Saúde para a Região do Cantão, cuja proposta de implantação está em andamento. “Aqui é o momento em que cada um discute os problemas de saúde do seu município, por isso, é importante a participação de todos, para que os problemas debatidos sejam encaminhados para o secretário estadual de saúde, e assim, ele possa nos ajudar a solucionar os problemas apresentados”, disse.

A secretária municipal de saúde do município anfitriã do evento, Iralva Sousa Barros, após destacar a importância da CIR para o grupo, relatou alguns benefícios que conseguiu para a cidade por meio da comissão. “Depois de participar das reuniões, conheci a portaria, montamos o projeto e assim conseguimos ampliar e reformar a Unidade Básica de Saúde, além de construir uma nova Unidade na cidade. Isso foi uma vitória um beneficio inigualável para a população de Pugmil”.

Encaminhamentos

Técnicos da Sesau viabilizará o agendamento de uma reunião com todos os diretores do Hospital Regional de Paraíso (geral, administrativo, clínico, técnico e coordenações estratégicas), Diretor da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, responsável pela assistência hospitalar e todos os secretários municipais de saúde da CIR Cantão, para em conjunto encontrarem uma solução imediata para o problema da falta de regulação do acesso a Unidade.

Após o município de Paraíso informar sobre vagas para o curso de Implantação da Política de Educação Permanente, que será executado com recursos oriundos de convênio firmado com Sesau, ficou consensuado que nas vagas não preenchidas pelos municípios da Região, os profissionais de Paraíso serão contemplados.

CIR Cantão

É composta por 16 municípios, desses onze participaram dos debates. A próxima reunião da região acontece no dia 10 de outubro, na cidade de Paraíso.

As discussões sobre saúde continuam nesta sexta-feira, 10, na cidade de Lajeado Tocantins, na CIR Capim Dourado. (Ascom Sesau)