Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um balanço considerado positivo e que demonstra o empenho da Polícia Militar no acompanhamento, monitoramento e combate à criminalidade em Palmas. Essas foram algumas das considerações feitas pelo comandante do 1º BPM na Capital, tenente coronel Wagner Vieira da Cunha, ao apresentar, na manhã desta segunda-feira, 13, o levantamento feito pelo Batalhão quanto às ações realizadas no período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2012. 

De acordo com os dados, alguns dos itens refletem bem a ação da PMTO. É o caso da apreensão de armas de fogo e de entorpecentes. 129 pedras de crack, de janeiro a junho foram apreendidas. Sessenta trouxas de maconha, além de tabletes da droga e cocaína também deixaram de circular na cidade. Já em julho, segundo o 1º BPM foram apreendidas apenas 10g de maconha.

“Esses dados demonstram o trabalho da Unidade da PM aqui em Palmas, que diuturnamente tem empenhado todos os esforços para orientar a população, combater o crime na cidade, e realizar todos os procedimentos para garantir a segurança da sociedade, com rapidez e eficiência”, avaliou o Comandante Geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos.

Quanto às apreensões de armas e munições, o relatório mostra os seguintes números: 17 armas de fogo apreendidas (espingardas/03 e revólveres/14) e 52 munições – até junho. Em julho não houve nenhuma apreensão, nem de armas e nem de munições.

Em janeiro foram 17 veículos recuperados, e em julho houve um aumento para 23 – No período compreendido do levantamento soma-se um total de 124 veículos recuperados. Prisões em flagrante delito somaram 90; furto em estabelecimento comercial, em janeiro foram registrados 23, e em julho, 21 – o total nesse item é de 146 ocorrências.

Outra significativa redução foi registrada quanto aos furtos em residências. Em janeiro eles eram 102 e em julho eles somaram 74 – 28 ocorrências a menos. A mesma tendência de redução tiveram os roubos a transeuntes: em janeiro eram 41, e em julho, 26. Com relação aos roubos em estabelecimentos comerciais, os números permaneceram inalterados comparando janeiro e julho: foram apenas 8.

O relatório traz também a ação do 1º BPM no trânsito de Palmas. De janeiro a julho foram 4.609 autuações; 116 CNHs recolhidas; 165 documentos de veículos recolhidos; 714 motos retidas; 489 carros retidos e 47 testes de alcoolemia realizados. Nesse mesmo período, foram abordados 57.264 pessoas; 47.152 automóveis e 41.967 motocicletas.

O 1º BPM, com sede em Palmas, atua na área do Plano Diretor da Capital. “Vamos continuar empenhados o máximo possível para proporcionar segurança e tranquilidade à população. A Polícia Militar está 24 horas à disposição da comunidade, que também pode nos ajudar com denúncias, sugestões. Para isso temos o telefone 190, o telefone 3218-4711, da Coordenação do SIOP (Sistema Integrado de Operações Especiais), e ainda o ‘Net Denúncia’ para que a população continue nos auxiliando no combate ao crime em Palmas”, considerou o comandante do 1º BPM, tenente coronel Wagner. Ao ‘Net Denúncia’ a população pode ter acesso através do site da PMTO: http://www.pm.to.gov.br. (Ascom PM)