Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

“Liberdade e Democracia no Novo Século”. Com a proposta de debater essa ideia, a Academia Brasileira de Filosofia em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Instituto Faet (Ifaet) e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizam pela primeira vez no Tocantins o “Libertas XXI”. O evento, de status internacional, reunirá em Palmas, nos dias 27 e 28 de agosto, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, pensadores brasileiros e de fora do País para debaterem a “Liberdade  e a Democracia”.

A abertura solene do evento está prevista para às 13h30 do dia 27, seguindo com programação até às 18h. Já no dia 28 a programação inicia às 9h até o meio dia. Nomes como o do professor doutor em Direito Ives Gandra Martins (São Paulo), o professor doutor em Filosofia Denis Trierweiler (França), o jornalista Reinaldo Azevedo (São Paulo) e várias outras importantes personalidades farão palestras sobre diferentes aspectos da “Liberdade”. A presidente da CNA/Faet/Senar, senadora Kátia Abreu, comandará a 5ª Conferência do evento com o tema “A Liberdade como Instrumento de Justiça Social”.

Durante os dois dias de evento serão realizadas dez conferências, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado. Ao todo serão disponibilizadas 250 vagas com inscrições gratuitas voltadas para filósofos, juristas, sociólogos, pesquisadores, estudantes, dentro outros. Para participar basta confirmar inscrição enviando email para libertas@faetrural.com.br, informando nome, instituição, atividade que exerce, celular, e-mail e endereço completo com CEP. Mais informações também podem ser adquiridas pelo telefone (63) 3219-9200.

No Tocantins o “Libertas XXI” é realizado com o patrocínio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Sebrae Tocantins, Sistema Fecomércio e Souza Cruz, a 3ª edição também tem o apoio do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Tocantins e Rede Celtins.

Libertas XXI

O congresso “Libertas XXI” é idealizado pela Academia Brasileira de Filosofia desde o ano de 2010, estando em sua terceira edição, as duas primeiras foram realizadas na cidade do Rio de Janeiro. A cada ano o evento reúne um time renomado de pensadores, filósofos, juristas, políticos, autoridades para debater e semear a liberdade. “A liberdade é a condição para o pleno desenvolvimento humano individual, institucional e nacional”, afirma o presidente da Academia Brasileira de Filosofia, professor doutor João Ricardo Moderno. (Ascom Faet)