Esporte

A bola começa a rolar neste sábado, 25, durante a Copa Coca-Cola de Futebol Masculino, que pelo segundo ano sendo realizada, em Palmas. A copa incentiva a vida ativa através do futebol moleque característico do Brasil. A abertura da competição será às 7h30, na Escolinha do Flamengo e os jogos seguem no domingo, 26 e nos dias 1 e 2 de setembro, no mesmo local.

Dezesseis times, composto por adolescentes entre 13 e 15 anos, obrigatoriamente matriculados em escola pública ou particular, que não sejam federados, entrarão em campo, para a disputa que é realizada em três fases, classificatória, fase semifinal e fase final.

Na fase classificatória as 16 equipes, serão emparceiradas em quatro grupos de quatro equipes. O primeiro jogo, às 8 horas da manhã, será entre a Associação Mundo da Bola e Com Saúde Bom de Bola Bom de escola.  A fase semifinal será composta pelas quatro equipes vencedoras dos jogos da fase classificatória, que serão emparceiradas em dois grupos de duas equipes, com jogo único dentro dos grupos. As perdedoras dos jogos disputam o 3º lugar da competição, já as vencedoras classificam-se para decidir o título da etapa local da Copa Coca-Cola de futebol masculino 2012 – Palmas.

O campeão da etapa local da Copa Coca-Cola de futebol masculino 2012 – Palmas – estará classificado para a etapa preliminar nacional do campeonato. Em todas as fases, em cada jogo ocorrerão dois tempos de 25 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos. Os jogos serão regidos pelas normas e regras da FIFA adaptadas e respeitadas no que determina o presente regulamento.

Atividades extras

Além da disputa no campo, a Copa Coca-Cola é um projeto de inclusão social, que tem como objetivo reunir a família, incentivando a vida saudável e promovendo alegria, por meio do esporte. Neste sentido, durante os quatro dias de competição será montada uma área de lazer, com jogos, brinquedos infláveis, praça de alimentação, além de curso do projeto Cozinha Brasil, o salão cabelo moleque, avaliação física, batalha do passinho e oficina de dança. Tudo isso, visando o conforto para toda a família. Interessados em participar dos cursos, as inscrições serão realizadas no local dos jogos.

Na Copa Coca-Cola a torcida tem papel decisivo em todos os jogos, podendo garantir a vaga da equipe na etapa nacional. Ao longo dos jogos da etapa local, a torcida deverá realizar determinadas atividades – as quais serão divulgadas no site da Copa Coca-Cola – que irão somar pontos para a equipe em um ranking específico. As tarefas serão lideradas pelo capitão de torcida, que deve engajar todos para o correto cumprimento das atividades propostas. Ao final da etapa local, as três equipes masculinas mais bem colocadas garantem sua participação na fase preliminar da etapa nacional, podendo concorrer ao título de grande campeã da Copa Coca-Cola 2012!

História

A primeira edição da Copa Coca-Cola foi em 2010 e aconteceu apenas na cidade de São Paulo. Com 88 equipes participantes, sendo 84 masculinas e quatro femininas.  Já em 2011, a competição conquistou o país inteiro, tanto que foi necessário dividir em etapas. Depois de disputar a etapa local em uma das cidades-sede, os vencedores disputavam a etapa nacional. A competição passou por 27 cidades, e foram mais de 9.000 jogadores divididos em 562 equipes, além de 80.000 torcedores.

Este ano, a madrinha nacional da competição é a jogadora Marta. Já na etapa local, o padrinho é Gilberto Souza, o professor da Escolinha Nilton Santos, vencedora da competição no ano anterior.