Polí­tica

Foto: João Di pietro Memorial Luis Carlos Prestes, na Praça dos Girassóis, sedia o evento com o trade central Memorial Luis Carlos Prestes, na Praça dos Girassóis, sedia o evento com o trade central

A (Adtur) - Agência de Desenvolvimento do Turismo, inicia no próximo dia 11 de setembro, em Palmas (TO), uma Jornada Técnica desdobrada em Seminários de Qualificação dos Serviços Turísticos, que acontecerão em cidades contemplando os quatro pólos do Estado. O Memorial Luis Carlos Prestes, na Praça dos Girassóis, na capital, sedia o evento com o trade central.

As inscrições estão abertas, podendo ser feitas na própria Agência e em formulários acessados no site http://www.adtur.to.gov.br, válidos também para os encontros de Gurupi (2/10), Araguaina (27/11) e Caseara (11/12).

O projeto é parceria com o Ministério do Turismo (MTur), como forma de melhor organizar as empresas que compõem esta cadeia produtiva, com orientações sobre gestão dos empreendimentos, sensibilização para o desenvolvimento da qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos aos visitantes, e focando sempre na satisfação do turista e na  imagem que estes irão levar dos locais visitados

Na opinião da presidente da Adtur, Nazareth Martins, a qualificação do trade e a legalização dos equipamentos turísticos são “embasamento para direcionamento de políticas públicas e de investimentos, sempre com resultados que determinam avanços no setor”.

Os participantes terão nos seminários palestras repassando informações pertinentes á legislação turística, qualificação profissional, modelos de gestão, linhas de crédito, defesa do consumidor. Paralelamente, farão visitas técnicas a equipamentos diversos, com caráter apenas orientativo. Nos encontros o programa CADASTUR, do MTur e que tem a Adtur como agente, vai renovar o cadastro das empresas que estão vencidos, e firmar parceria com ABIH, ABAV e Abrasel para exigir a filiação dos empreendimentos associados.

A partir da implantação deste projeto, a Adtur e o Ministério do Turismo pretendem obter a melhoria da qualidade do produto turístico do estado e o desempenho do turismo receptivo, bem como a ampliação da promoção e da comercialização dos produtos. O aumento do fluxo turístico e o conseqüente reflexo positivo na economia  serão pontos positivos de retorno a médio prazo.

Público alvo:

Prestadores de serviços turísticos: Meios de hospedagem, Bares e restaurantes, Guias de Turismo, Transportadoras de Turismo,Agências de Viagem,Bacharéis de Turismo,Organizadoras de Eventos, e empresários do segmento. (Ascom Adtur)