Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade com  um serviço rápido, confortável, eficiente e de melhor qualidade. Esse é um dos compromissos de Luana Ribeiro (PR), candidata à Prefeitura de Palmas pela coligação “Coragem pra Fazer”, e do candidato a vice, Alan Barbiero (PSB), com o transporte  público da capital. O projeto está sendo apresentado à população através do programa eleitoral da candidata.

Por onde passam em suas caminhadas, Luana e Alan têm explicado para a população como o BRT vai melhorar o transporte público. “O sistema  já é adotado em outras capitais do Brasil, como Curitiba, que visitei para conhecer de perto, e  Rio de Janeiro”, justifica Luana.

Na prática o sistema funcionaria usando a Avenida Teotônio Segurado como corredor principal,  os canteiros seriam diminuídos  para criar uma faixa exclusiva de circulação dos ônibus. Pelo projeto de Luana e Alan, seriam instalados terminais de ônibus seguros e confortáveis e sensores para acionar os sinaleiros também seriam instalados. “Nossa proposta é viável para Palmas. Queremos uma solução prática e que resolva esse problema antigo, aumentando a circulação dos ônibus e diminuindo o tempo de espera”, afirma a candidata.

No BRT estão presentes as seguintes características:

corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo;embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos;veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;integração modal em estações e terminais;programação e controle rigorosos da operação;sinalização e informação ao usuário.