Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcus Mesquita

Depois de seis dias de competição, a etapa Palmas dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) na categoria 15 a 17 anos chegou ao fim. O encerramento do maior evento esportivo entre estudantes do Estado ocorreu no último sábado, 29, e ficou por conta das decisões do Futsal e do Voleibol masculino, que marcaram, respectivamente, a soberania de uma unidade estadual de ensino na modalidade e a entrega dos alunos-atletas em busca da vitória.

No Futsal, a conquista da primeira colocação veio de maneira convincente, com um inquestionável 07 a 03 para o Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto sobre os representantes do CEM Tiradentes. Com a medalha de ouro no Futsal masculino e feminino, a unidade escolar da região Sul da Capital unificou o título dos Jets, enchendo de boas expectativas os alunos-atletas do CEM, que participam da etapa estadual dos Jogos entre os dias 19 e 28 de outubro com os olhos em uma vaga para participar das Olimpíadas Escolares da categoria, que acontece no final de 2012, como declarou o campeão Carlos Rogério de Oliveira Costa. “No ano passado (2011), nós não tivemos sucesso e perdemos nas semifinais da etapa Palmas. De lá pra cá, alguns jogadores foram embora e outros voltaram, ajudando a equilibrar mais o time, e estamos mais confiantes. Agora nós temos de treinar mais, melhorar a marcação, até porque todos os gols que sofremos foram bobos. Nós queremos voltar para as Olimpíadas; em 2009, a maioria deste time esteve em Poços de Caldas, quando ganhamos o ouro por lá. Depois de cada um ter ido para um lado, para uma cidade diferente, nos reunimos de novo, o que, para mim, é um bom sinal e espero que dê certo novamente. Estamos torcendo por isto”, disse, o capitão e fixo da equipe, de 16 anos, revelando uma possível boa coincidência.

Vale ressaltar que, por ser a sede da etapa estadual dos Jets, Palmas vai contar com dois representantes em cada modalidade coletiva. Com isto, os alunos-atletas do CEM Tiradentes também participarão dos Jogos, seguindo com chances de conseguir uma classificação para as Olimpíadas Escolares da categoria 15 a 17 anos.

Sufoco e sinceridade no Voleibol

Apesar do primeiro set mais tranquilo, vencido pela equipe do Colégio Estadual São José por 25 a 16 contra o CEM Militar, a partida que definiria o campeão do Voleibol masculino nos Jets Palmas não deixou de ser um teste e tanto para o coração dos alunos-atletas de ambos o times. E a própria segunda etapa da partida fez questão de deixar isto claro, quando as equipes disputaram ponto a ponto o segundo set, terminando em 25 a 22 para o Militar, que empatou a decisão.

No tie-break, ou set-desempate, o nervosismo era perceptível nos dois lados da quadra e foi justamente o lado psicológico que fez a diferença para que o São José levasse a melhor, finalizando o jogo em 15 a 11, segundo destacou, com sinceridade, o oposto de 17 anos da equipe vencedora, Rodrigo Soares. “Nós vencemos, mas não estamos prontos para a etapa estadual ainda. O que fez a diferença a nosso favor foi a cabeça, pois conseguimos ficar mais calmos no último set, virando melhor as bolas e errando menos. Mesmo assim, se não melhorarmos o nosso condicionamento físico, nós não vamos mais longe. É só ver que começamos muito bem, daí cansamos e  perdemos o gás; ainda bem que conseguimos ser mais técnicos do que eles no final. Vamos treinar forte nestes próximos dias para ganhar fôlego e não passarmos outros apertos destes no estadual dos Jets”, ressaltou o aluno-atleta.

Classificados para a etapa estadual dos Jets

Futsal Feminino:

- 1º lugar: CEM Taquaralto

- 2º lugar: CEM Militar 

Futsal Masculino:

- 1º lugar: CEM Taquaralto

- 2º lugar: CEM Tiradentes 

Handebol Feminino:

- 1º lugar: CEM Militar

- 2º lugar: CEM Tiradentes

Handebol Masculino:

- 1º lugar: CEM Militar

- 2º lugar: Escola Estadual Madre Belém

Voleibol Feminino:

- 1º lugar: Dom Bosco

- 2º lugar: Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

 Voleibol Masculino:

- 1º lugar: Colégio Estadual São José

- 2º lugar: CEM Militar

Vôlei de Praia Feminino:

- 1º lugar: Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Vôlei de Praia Masculino:

- 1º lugar: Colégio Estadual São José

- 2º lugar: Instituto Federal do Tocantins (IFTO) (Ascom Seduc)

Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif