Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir de agora, os produtores rurais contam com mais um serviço de apoio à sanidade dos equídeos no Estado do Tocantins. O LAAG – Laboratório Agropecuário da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – acaba de ampliar o serviço de diagnósticos para realização de exames A.I.E – Anemia Infecciosa Equina para trânsito e outras finalidades. Desde junho deste ano, quando iniciou suas atividades, o laboratório apenas realizava exames para o saneamento de propriedades foco de A.I.E.

Com esta medida a Adapec visa avançar cada vez mais no combate e erradicação de focos da doença no Estado, estimulando o criador a realizar periodicamente os exames dos animais e manter o controle sanitário do seu plantel. “Contamos com uma equipe técnica qualificada e certificada para a realização de exames confiáveis com preço acessível aos criadores”, disse a responsável técnica pela gestão da qualidade do laboratório, Mary Jane Abreu.

De acordo com o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, com a extensão das atividades, o laboratório auxilia na prevenção, controle e combate à doença. “É mais um benefício ao homem do campo, já que a doença compromete o desempenho dos equídeos e causa prejuízos econômicos”, disse.

A.I.E

A doença é um sério risco a equideocultura nacional, por comprometer o desempenho dos equídeos e ser, até o momento, incurável. Sua principal forma de controle é a eliminação dos animais infectados. As propriedades mais vulneráveis a presença do vírus são aquelas de grande aglomeração e movimentação de animais (compra e venda) principalmente sem a realização de exames preventivos e sem controle oficial de movimentação dos animais.

Como a Anemia Infecciosa Equina é uma doença que não tem cura e está ligada a fatores geográficos, ambientais, densidade de insetos e quantidade de equídeos, a melhor maneira de combatê-la é através do controle e da profilaxia.

No Tocantins, em 2011, foram registrados 326 casos positivos para AIE. De janeiro a junho de 2012, 143 animais foram contaminados pela doença. Hoje, o Estado conta com aproximadamente 206 mil eqüídeos.

LAAG 

O laboratório é credenciado junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pertence à rede de laboratórios da Adapec  e está localizado na Avenida Goiás, Nº 1.369 - Centro – Gurupi-TO. Os interessados em realizar os exames de seus animais, devem entrar em contato através dos telefones (63) 3218 -2273 / 3312 -3958 ou acessar as informações disponíveis no site da Adapec (www.adapec.to.gov.br). (Ascom Adapec)