Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mario Nania Júnior, concedeu entrevista ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 29, onde falou sobre a coleta de lixo no Taquari. Segundo a Associação de Moradores, a prefeitura não está recolhendo o lixo regularmente.

Segundo Nania, a coleta do taquari é feita sistematicamente às terças, quintas e no sábado. Um dos maiores impasses com relação ao lixo no bairro é a quantidade de materiais espalhados pelas vias, principalmente embalagens plásticas. “ O grande problema é que as pessoas colocam o lixo no horário indevido e a empresa não coleta o que está no chão. Ela não varre lixo do chão”, frisou.

Outro impasse, conforme citou o secretário, é que muitos moradores não embalam o lixo de maneira correta o que contribui para que animais domésticos e ainda o vento espalhem estes materiais pelas ruas. Segundo Nania, 60% das casas no Taquari não tem muro o que facilita o acesso de animais domésticos ao lixo.

Devido á quantidade de lixo nas ruas, principalmente após o período eleitoral, a Associação de moradores quer fazer um mutirão para fazer a limpeza mas a prefeitura diz que já recolhendo o lixo espalhado através de uma força tarefa no setor. A ação tem foco principalmente nas embalagens plásticas que além de sujar as ruas representam um perigo neste período chuvoso.

A Litucera Limpeza e Engenharia Ltda é a empresa responsável pela coleta de lixo na capital.

Dengue

A associação de moradores teme aumento nos casos de dengue no bairro em razão do problema com o lixo. Na opinião do secretário os moradores deveriam colaborar para a coleta de lixo, evitando assim estes transtornos para a comunidade. “Os focos de dengue na coleta pública é só 20%. 80% está nas casas”, disse.