Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio do Instituto Social Divino Espírito Santo – Prodivino firmou, na manhã desta terça-feira, 20, parceria com a Caixa Econômica Federal para liberação do Microcrédito Produtivo Orientado. O objetivo é fomentar o crédito para pequenos empreendedores de todo o Tocantins.

Durante a reunião, representantes do Prodivino e da Caixa Econômica Federal, planejaram os primeiros passos que serão dados pelo Prodivino, para o lançamento do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado no Tocantins, que serão qualificar equipes para realizar cadastros e liberação dos recursos do novo crédito. 

De acordo com a superintendente da Caixa Econômica Federal no Tocantins, Maria Luzia do Couto Aguiar, o convite ao Prodivino como parceiro se deve à credibilidade que o órgão tem conquistado junto a seus públicos. De acordo com Maria Luiza está provado que o Prodivino realiza o trabalho de fomentar o crédito junto às comunidades tocantinenses com competência.   

No Tocantins o Programa está sendo implantado numa parceria entre caixa Econômica Federal, Prodivino e Sebrae. A função do Prodivno é a de alcançar as pessoas que precisam do crédito para iniciar ou dar continuidade ao seu pequeno negócio. “A proposta é levar a presença do poder público para que os pequenos empreendedores se sintam seguros e à vontade para desenvolver atividades, gerando oportunidades de emprego e renda para todos que desejarem empreender”, disse do presidente do Prodivino, Isamar Moraes Ribeiro.

O crédito começa a ser liberado em 2013. O valor mínimo é de R$ 300 e o máximo de R mil, com prazo para pagamento de 4 a 24 meses, sem carência e taxa de 0,64% a.m. Pode participar micros empreendedores, formais e informais, de todo o Estado. Com o convênio o Prodivino começa a qualificar equipes para cadastramento e liberação dos recursos do novo crédito. De acordo com o presidente do Prodivino Isamar Moraes Ribeiro (Mazinho), o órgão terá um agente de crédito em cada um dos municípios do Tocantins para efetuar cadastros e liberação dos finaciamentos. “A proposta é fomentar o crédito para os 139 municípios tocantinenses”, disse Mazinho.  

Programa Nacional

O Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado é o crédito concedido para o atendimento das necessidades financeiras de pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte, utilizando metodologia baseada no relacionamento direto com os empreendedores no local onde é executada a atividade econômica.