Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ronaldo Mitt

Após 22 anos de dedicação à carreira do Ministério Público do Estado do Tocantins e um histórico que inclui passagens por diversas comarcas e por cargos na esfera da Administração Superior, a procuradora Vera Nilva Álvares Rocha Lira foi alçada ao posto mais alto da Instituição nesta sexta-feira, 14, ao ser empossada procuradora-geral de Justiça (PGJ) para o biênio 2013-2014.

A posse, ocorrida no Dia Nacional do Ministério Público, foi dada durante sessão solene do Colégio de Procuradores. Representantes dos três poderes e autoridades nacionais, presentes à solenidade, foram convidados para compor a mesa de honra e assistir aos atos protocolares da posse, iniciados com o Hino Nacional Brasileiro, na voz da cantora Keyla Lippi.

Em seu discurso, após assinar o termo de posse, a nova administradora do Parquet destacou sua experiência, afirmando que chegou a hora de “contribuir mais” com o MPE. Nesse sentido, apontou qual o norte de sua gestão: a defesa de um Ministério Público independente, que cumpra suas prerrogativas constitucionais.

“Que todos os membros se sintam amparados e seguros, cada qual exercendo as funções que lhes competirem, com destemor, com independência, tendo por limite, apenas e tão-somente, os ditames da Constituição Federal e das leis que guardam respeito e consonância com a Carta Magna”, disse Vera Nilva, antes de enumerar as atribuições do MP. “Vamos combater, com o poder de uma lupa, a esperteza de má-fé. Esse vai ser o nosso lema, o nosso foco”, enfatizou a PGJ.

Para cumprir essa missão, ela solicitou apoio dos órgãos da Administração Superior, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do procurador Clenan Renaut de Melo Pereira – que deixou o cargo de PGJ. Também frisou esperar que os integrantes dos Poderes mantenham as “portas abertas”, para que possa estabelecer o diálogo.

Ao discursar, antes de saudar a nova PGJ, Clenan Pereira fez um retrospecto de sua gestão, tendo início pela busca na excelência na gestão pública e passando pela estruturação física e pela valorização do pessoal. Já o vice-governador João Oliveira trouxe à solenidade a mensagem de apreço ao MP e do trabalho em harmonia entre os poderes.

Presenças

Entre outras autoridades, prestigiaram a posse da Procuradora-Geral de Justiça, compondo a mesa de honra, o vice-governador do Estado, João Oliveira, representando o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos; o presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Moreira; a presidente do Tribunal de Justiça, Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Tocantins, Epitácio Brandão; o procurador-chefe da República no Tocantins, João Gabriel; o defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza; o subprocurador-geral da Justiça Militar, Carlos Frederico de Oliveira Pereira; e o Conselheiro Nacional do Ministério Público, Fabiano Augusto Martins Silveira. (Ascom MPE)