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Estado

Foto: Maina Miranda

O Turismo do Tocantins, gerido pela Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, e agora integrada à Secretaria Estadual da Indústria e do Comércio (SIC), destacou-se em 2012 com ações de Capacitação e Certificação em áreas diversas, entre as quais o curso Monitor de Turismo na Universidade da Maturidade (UMA), que formou 44 pessoas da melhor idade.

Em Caseara, porta de entrada para o polo “Lagos e Praias do Cantão”, foi ministrado o curso de Condutor Ambiental de Turismo, em parceria com o Senac, alcançando 22 inscritos, que atuarão regionalmente como profissionais. Em Palmas, lançado o projeto “Aventura Segura”, através de Seminário Técnico e Curso de Gestão Empresarial, com 23 participantes dos ramos de transportadoras turísticas, agências de viagens e turismo, operadoras de turismo, guias de turismo e meios de hospedagem. A ação continua em fevereiro, com etapa de seleção para certificação de dez empresas do segmento.

Está em andamento o Projeto “Capacita Palmas Brasil”, em parceria com a Abrasel, que irá promover a revitalização gastronômica e estética de 22 empresas do setor de alimentos e bebidas desta que é entrada privilegiada da capital Palmas. A previsão é de investimento de R$ 66 mil no projeto, com verba do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado, através da Secretaria da Indústria e do Comércio. O benefício deverá ser estendido também para outros pontos da cidade, antevendo os grandes eventos esportivos a partir de 2013.

Para auxiliar e embasar investidores e políticas públicas, Adtur e Sebrae realizaram a Pesquisa Perfil da Demanda Turística, durante o mês de julho deste ano, nos municípios praianos de Araguacema, Araguanã, Caseara, Pedro Afonso e Peixe. 

Registrou-se fluxo turístico de 174.500 veranistas nas cinco praias e movimentação financeira diferenciada: sem permanência na praia foram R$ 19.460.875,00, com gasto médio per capita de R$ 111,52. Já com a permanência na praia foram R$ 59.026.695,76 com gasto por pessoa de R$ 338,26. A Praia da Tartaruga, em Peixe, foi o logradouro com maior fluxo de turistas, 90 mil pessoas, e maior renda, R$ 22.420.103,23.

Na estruturação e ordenamento dos produtos turísticos, a parceria do Governo do Estado e Sebrae resultou em convênio no valor de R$ 1.234.450,00 e, através das emendas dos deputados, o Governo repassou mais R$ 840 mil, recursos que beneficiaram as praias, balneários e eventos de Araguanã, Araguacema, Rio Sono, Peixe, Lagoa da Confusão, Ponte Alta do Tocantins, Aguiarnópolis, Caseara, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins e Darcinópolis. A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins repassou diretamente R$ 318 mil para investimentos em iluminação, banheiros químicos, aquisição ou locação de tendas, montagem de palco e sonorização em Araguacema, Araguanã, Caseara, Pau D’Arco e Peixe.

Em trabalho prévio antes da Temporada de Praia, os municípios de Araguacema, Araguanã, Caseara, Pedro Afonso e Peixe, considerados prioritários por critérios de fluxo turístico e atratividade, receberam consultorias, com repasse de informações presenciais em 30 meios de hospedagem (hotéis e pousadas) e 38 estabelecimentos de Alimentos e Bebidas (barracas de praias e restaurantes).

O presidente da Adtur, Paulo Massuia, está otimista em seu planejamento para 2013. Segundo ele, a melhor Temporada de Praias da história do Tocantins irá acontecer e o roteiro turístico Jalapão será promovido através da Estrada Parque, ligando Novo Acordo a São Félix, com obras em andamento e emenda de bancada de R$ 100 milhões, e novo projeto de R$ 70 milhões.

A Pousada do Jalapão, de domínio do Governo do Estado, será transferida para a iniciativa privada, devendo ser lançado Edital em breve. Está em pauta o convênio de R$ 500 mil com o Ministério do Turismo, que tem recursos em caixa para a revitalização e urbanização da Orla da Graciosa, com projeto já em processo de licitação.

Na área de promoção dos roteiros e atrativos turísticos do Tocantins, a Adtur participou no Rio de Janeiro (RJ), do mais importante evento direcionado ao trade turístico da América Latina, a “Feira das Américas”, promovida pela ABAV – Associação Brasileira de Agentes de Viagens, neste ano em sua 40ª edição. O estande de 70m² no Riocentro, com comunicação visual retratando as belezas turísticas dos roteiros do Estado, foi base de trabalho para operadores e empresários da cadeia econômica do turismo, que ali divulgaram os produtos que comercializam.

O Tocantins também esteve na Amazontech 2012, em Macapá/AP, quando o secretário da Indústria e do Comércio, Paulo Massuia, representou o Governador Siqueira Campos e ressaltou que o Tocantins vem buscando aliar o desenvolvimento econômico e tecnológico com a preservação ambiental e para isto busca parcerias com empresas que tenham o mesmo objetivo. (Ascom Adtur)