Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 4, os médicos que atendem nas Unidades de Saúde do município de Gurupi passaram por uma capacitação para implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diego Agnolin, a implantação do Serviço pela Prefeitura de Gurupi é essencial porque se trata de uma medida humanista.

“Vamos abreviar o tempo de espera na assistência às famílias que perderam entes, e que estão passando por um momento delicado. Outra questão que deverá melhorar é no que diz respeito a questões administrativas, já que tudo estará normatizado, dando mais agilidade no atendimento”, explicou o secretário.

Os médicos receberam orientações a cerca dos procedimentos que devem ser adotados, nos casos de óbito em domicílios, que ocorrem durante o horário de expediente. Para os casos após o atendimento será criado um plantão de óbito da Secretaria Municipal de Saúde. “Todos os médicos estarão preparados para emitir essas declarações de óbito”, disse Diego Agnolin.  

O coordenador Técnico do Serviço de Verificação de Óbito do Estado, Dr. Arthur Carvalho, foi quem realizou a capacitação com os médicos para implantação do serviço que é uma exigência do ministério da saúde e que deveria ter sido implantado em Gurupi desde 2009.