Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Estado do Tocantins por meio da Secretaria Estadual do Planejamento da Modernização da Gestão Pública (Seplan) está implantando gradualmente em todos os órgãos da administração pública, como solução de Governo, o SGD -  Sistema de Gestão de Documentos.

Dentre os diversos benefícios, a implantação do sistema visa modernizar a máquina pública, potencializando as ações e metas do Governo, facilitar nos procedimentos administrativos e logísticos, além de permitir o acompanhamento de processos e documentos em tempo real pelos gestores.

De acordo com o secretário Francisco Martins de Araújo Neto, “trata- se uma ferramenta definitiva para aumentar a rapidez dos processos e demandas do cidadão junto à administração pública estadual, combatendo a burocracia desnecessária e a morosidade processual.

“É um software gerenciador de informações e processos estruturado de forma flexível, focado em Gestão do Conhecimento que é capaz de organizar uma gama de documentos, independente do formato e condição” explicou o Secretário.

O SGD facilitará no fluxo de informações, acelerando respostas e resultados. Contribuirá com a sustentabilidade, uma vez que os documentos passarão a serem digitalizados e tramitados pelo Sistema, dispensando o uso de papel. Este passo coloca o Tocantins em situação vanguarda na implantação de soluções e projetos desta natureza. Martins explicou ainda que “é preciso buscar desenvolver ações voltados para o aumento da transparência e eficácia”.

Quando estiver implantado em todos os órgãos, o SGD trará uma economia significativa para a administração. O software já é utilizado na Seplan,  Sasau- Secretária de Saúde, PGE- Procuradoria Geral do Estado, CGE – Controladoria Geral do Estado e está sendo implantado no Detran – Departamento Estadual de Trânsito e Seduc – Secretaria da Educação. A meta é que até dezembro seja implantado em todos os órgãos.