Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A pesquisa que mede a confiança dos empresários do comércio – ICEC indicou manter no mês de janeiro o mesmo índice registrado em dezembro, mostrando uma mínima variação de apenas 0,2%. Dentre os critérios analisados sobre os quesitos, economia do país, comércio e empresa, a expectativa dos empresários para os próximos meses é grande. Mais de 89% acreditam que a economia irá melhorar, mais de 90% esperam que o comércio também melhore, seguido com quase 93% que acreditam na melhoria da sua empresa nos próximos meses. 

A ICEC é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, em parceria com a Fecomércio Tocantins. Para o presidente Hugo de Carvalho, a pesquisa é reflexo das condições do mercado no começo desse ano. “Todo início de ano, é natural que os empresários tenham uma boa expectativa. Com diversas medidas anunciadas pelo Governo, a economia deve crescer mesmo que vagarosamente”, ressaltou.  

Sobre as condições atuais da economia e do setor, os empresários, em sua maioria, afirmam ter melhorado pouco (41,8% e 43,2%, respectivamente). Já quando perguntados a respeito da condição de sua empresa, 42,4% dizem que melhorou pouco e 30,6% que melhoraram muito. Do total, 39% irão investir um pouco mais em sua empresa, enquanto 48,6% expuseram que pretendem aumentar pouco o número de colaboradores. Com relação ao estoque das lojas, 74,3% estão com seus estoques adequados. (Ascom Fecomércio)