Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Produtos como cortes de frango resfriado, carne moída e cortes bovinos e suínos passarão a ter em suas embalagens o selo SIM de Inspeção Municipal. O supermercado Extra é o primeiro estabelecimento de Palmas a receber o Selo de Inspeção Municipal nas carnes bovina, suína e cortes de frango resfriado comercializados pelo empreendimento. A certificação foi emitida esta semana pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural. A certificação SIM abrange produtos de origem animal destinados à alimentação humana e é uma garantia de qualidade aos consumidores.

De acordo com Geraldino Paz, veterinário responsável pela fiscalização e emissão do selo, trata-se de uma ferramenta de monitoramento que deve ser observada pelo consumidor. “Nós trabalhamos com produtos de consumo que, como tais, devem obedecer a regras de segurança e qualidade; o selo é uma prova concreta que o produto tem qualidade”, informou Paz acrescentando que o estabelecimento iniciou também o processo para certificação de pescados. 

“Nossa intenção é assegurar aos clientes os melhores produtos com todas as certificações sanitárias necessárias”, explicou o responsável técnico do Supermercado Extra, Mauro Freire.

“Tudo o que os técnicos da Secretaria exigiram nós cumprimos, este selo é uma vitória para o supermercado e para o consumidor. Agora vamos certificar também o setor de pescados” destacou Francisco Antônio Gomes, gerente geral da loja.

Lei

O SIM de Palmas foi criado em 1999, através da Lei nº803, e dispõe sobre o monitoramento e inspeção à fonte da matéria prima utilizada, o local e a higiene do processo de produção. Se tudo está de acordo com as normas fixadas, o produtor ou empreendedor recebe um selo do SIM, que atesta a qualidade do produto. A certificação abrange produtos de origem animal e vegetal destinados à alimentação humana, a exemplo de embutidos de carne, queijos, ovos, mel e doces, entre outros. A inspeção e a fiscalização de que trata a presente lei abrange os aspectos industrial e sanitário dos produtos de origem animal, destinados ao consumo da população. (Secom Palmas)