Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Fátima Miranda Comércios da Avenida Palmas Brasil Comércios da Avenida Palmas Brasil
  • Consultor Helvis Frank Rocha -diagnóstico Palmas Brasil

Começa na próxima semana, dia 18, a segunda fase da consultoria contratada pela Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes para atender empreendimentos gastronômicos sediados na avenida Palmas Brasil, em Palmas. Vão ser investidos cerca de R$ 67 mil reais, oriundos do CDE – Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado. O projeto é uma realização da Sic – Secretaria da Indústria e do Comércio, através da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, em parceria com a Abrasel. 

Após atender, in loco, as empresas o consultor e chefe de cozinha, Helves Frank Rocha, tem agora em mãos o diagnóstico que especifica os pontos negativos que podem ser melhorados a partir de um consenso com o proprietário. E são estes passos que serão trabalhados, já estando agendada a pizzaria Palmarys para receber esta atenção diferenciada do profissional nesta nova etapa. 

“Durante prováveis dois meses atuaremos nos estabelecimentos da Palmas Brasil com curso de Atendimento ao Público, específico para garçons; de Iniciação ao Mundo dos Vinhos, trazendo informações sobre termos técnicos que esclareçam dúvidas dos consumidores; Curso de Técnica de Congelamento de Alimentos, e ainda trabalhando diretamente na elaboração e complementação dos cardápios”, disse Rocha.

A grande novidade deste projeto, adianta o chefe de cozinha, será a introdução nos cardápios de pratos confeccionados com ingredientes à base de frutos predominantes aqui no Tocantins, como a mangaba, o buriti, cajá e manga, que incrementarão molhos de acompanhamento de peixes, carnes vermelhas e brancas.  Frank cita o “Pirarucu ao Molho de Cajá” e o “Tornedor ao Molho de Mangaba” como sugestões que levará aos donos de restaurantes da avenida, entre outros.

Dentro do contexto do projeto, também estão sendo avaliadas as boas práticas na fabricação e higiene dos alimentos e a elaboração de antepastos e pastas, utilizando a criatividade do consultor e com elementos constantes em cardápios consagrados, “sem perder a originalidade regional”, lembra o consultor.

Ele reafirma sua atenção também com o layout das cozinhas e salões dos estabelecimentos da avenida Palmas Brasil para que se enquadrem em uma logística moderna e de fácil acesso e circulação,  observando-se  como prioridade o conforto dos clientes e sua satisfação.

Para finalizar o projeto de capacitação na Palmas Brasil está prevista a realização de Festival  de Gastronomia, promovido pelos 12 empresários que estão participando, em parceria com as instituições realizadoras. O evento dará oportunidade aos clientes de escolher, junto com os jurados, os melhores pratos servidos.