Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira, 18, estudantes de todo o País podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O prazo estende-se até 5 de abril.  

Os estudantes são inscritos na Obmep pelas unidades de ensino e de acordo com os níveis: nível 1 – 6º e 7º anos do ensino fundamental; nível 2 – 8º e 9º anos do ensino fundamental; e nível 3 – do 1º ao 3º ano do ensino médio. 

A Olimpíada será realizada em duas fases. A primeira, na escola, terá as provas aplicadas em 4 de junho. Os estudantes com melhor desempenho são classificados para a segunda fase, que acontece em 14 de setembro. 

Em 2013, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas distribuirá 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze. Outros 46 mil estudantes receberão menção honrosa pela participação. Os medalhistas terão ainda o direito de participar, no ano seguinte, do Programa de Iniciação Científica, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

No ano passado, mais de 19 milhões de estudantes, de 46.728 escolas públicas, participaram da competição.  

Medalhistas do Tocantins 

Na oitava edição da Obemep, os alunos tocantinenses contabilizaram 21 medalhas de ouro, prata e bronze. Foram destaque de ouro no nível 1: Bruno Barros de Sousa, da Escola Paroquial São Miquel, de Xambioá e Noé Carnio, da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas.  No nível 3, o aluno ouro do Tocantins foi Carlos Adir Leite, do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, de Gurupi.  

Além dos educandos, 21 professores do estado e sete unidades escolares também foram premiados.  Foram contemplados: Colégio Estadual Guilherme Dourado (Araguaína); Centro de Ensino Médio de Gurupi; Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia (Palmas); Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva (Palmas); Colégio João de Abreu (Dianópolis); Educandário Evangélico Ebenézer (Gurupi) e Escola Municipal Anne Frank (Palmas). 

Confira aqui a lista completa dos medalhistas. (Ascom Seduc)