Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

O Projeto Aventura Segura Tocantins traz mais uma oportunidade de qualificação para profissionais atuantes no mercado, nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, através do “Curso Presencial de Competências Mínimas do Condutor”, que começa nesta segunda-feira, 25, e finaliza em 1º de março. Serão cinco dias de imersão total, com carga horária de 60 horas/aula, em tempo integral. As aulas serão realizadas na sede do Parque Estadual do Lajeado, a 30 km de Palmas, com a participação de 26 condutores e guias turísticos, além de dois técnicos do Naturatins.

A Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura é a responsável pela contratação do consultor Humberto Medaglia para aplicação do curso que, nos primeiros dois dias e meio (30 horas), repassará ensinamentos teóricos, dinâmicas e exercícios em grupo, em salas de aula. Na etapa seguinte, (30 horas) ou mais dois dias e meio, os alunos deslocam-se em expedições em ambiente natural, no interior do parque, estimulados a assumir uma posição de coordenador e atuar no planejamento da rota, pontos de acampamento, preparação de refeições, condução de caminhada e acampamentos.

O consultor abordará durante o curso o conteúdo da Norma Técnica ABNT NBR 15285, que especifica critérios para condutores de Turismo de Aventura, atendendo desta maneira exigências da Lei Geral do Turismo, que determina que toda empresa que trabalhe no segmento de turismo de aventura conte com profissionais qualificados com base nesta norma. E ainda será um aprendizado complementar à experiência adquirida pelos profissionais, diz a coordenadora do projeto na Adtur, Kleiryane Aguiar. Segundo a turismóloga, o aprimoramento da mão de obra de guias e condutores leva à excelência dos serviços e à satisfação dos turistas.

Os participantes levam seu próprio equipamento de camping. Estão inscritos: 2 técnicos do Naturatins - um deles o gerente do Parque do Lajeado - e os condutores das agências:  Livre Expedições, Norte Tur Transporte e Turismo, Pousada Praia Alta, Rota da Iguana, Korubo Expedições, CCTrekking, 40º no Cerrado e Ricanato. A Adtur convidou guias turísticos de Lagoa da Confusão, Dianópolis e Palmas para participarem do curso e, também incluiu a presença de outros três guias especializados  na prática do rafting , no rio Soninho.