Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Secretário Tiago Andrino diz que vai marcar agenda conjunta com partidos

Secretário Tiago Andrino diz que vai marcar agenda conjunta com partidos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretário Tiago Andrino diz que vai marcar agenda conjunta com partidos Secretário Tiago Andrino diz que vai marcar agenda conjunta com partidos

Esta semana o Partido Progressista através do prefeito de Palmas, Carlos Amastha e do secretário de Governo e Relações Institucionais da capital, Tiago Andrino vai manter conversas individuais com representantes de partidos visando a formação de um grupo político já de olho nas eleições de 2014. Conforme o prefeito Amastha já disse ao Conexão Tocantins a intenção é juntar os partidos da base da presidente Dilma Rousseff (PT) no Estado para um projeto político rumo ao governo do Estado.

O processo começa com a sondagem junto aos dirigentes partidários. Conforme Andrino disse ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 4, já iniciaram as conversas com o PT, comandado por Donizeti Nogueira e nesta semana os representantes do PCdoB devem também ser contactados. “ Estamos nos reunindo com a base do governo federal, construindo a base da presidente para junto desse grupo construirmos um caminho político”, disse o secretário.

Andrino citou algumas situações partidárias que ainda precisam ser definidas no Estado. “ O PSB, por exemplo, que era bem próximo a nós agora se aproxima do governo do PSDB”, citou se referindo ao fato do partido ter aderido á base do governador Siqueira Campos. O PSB, comandado pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, tem o ex-reitor da UFT, Alan Barbiero como secretário de Meio Ambiente do governo estadual.

Outro partido visado na construção do grupo é o PDT, comandado atualmente pelo deputado federal Angelo Agnolin. “ O PDT é um partido importante na base da presidente Dilma”, considerou.

A expectativa é que na próxima semana o grupo faça a primeira reunião conjunta entre os representantes dos partidos. “ Vamos começar o debate no campo da conversa para depois formar um seminário. Não podemos dar um passo maior que a perna”, conta Andrino.

Espelho                             

Embora o PP esteja começando tais articulações que devem culminar em alianças políticas para 2014, Andrino conta que permanece focado na atual administração de Palmas. “ Se fizermos uma boa administração com certeza a população vai se espelhar em Palmas para escolher os rumos do Estado”, disse.

O prefeito de Palmas citou o nome do deputado federal e presidente regional do PDT, Lázaro Botelho como o melhor nome na legenda com condições de ter uma candidatura como governador do Estado no próximo ano.