Campo

Foto: Joatan Silva

O Governo do Tocantins, por meio da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, firmou parceria com a Prefeitura de Palmas, para viabilizar a comercialização de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores da capital e região na Ceasa – Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins. Na manhã desta quarta-feira, 6, o secretário estadual da Agricultura, Jaime Café, e os secretários municipais Roberto Sahium (Agricultura) e Borges da Silveira (Desenvolvimento Econômico), visitaram a Ceasa e discutiram os investimentos que serão realizados no local.

Na ocasião, Jaime Café falou sobre o Banco de Alimentos, que será construído na Ceasa, ainda este ano. Segundo o secretário, essas obras deverão ser iniciadas no primeiro semestre e concluídas até dezembro. Para garantir a estrutura física do Banco de Alimentos, o Governo do Tocantins assinou, no dia 8 de fevereiro, um contrato de Repasse de Recurso, com Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 1.579.000,00.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura da capital, a Prefeitura de Palmas já possui alguns equipamentos e um recurso, no valor de R$ 600.000,00, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, para investir na criação de um centro de alimentos no município. Através da parceria, os investimentos municipais serão direcionados para a Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins, localizada no distrito industrial da capital.

“O nosso intuito é somar forças com a Prefeitura de Palmas, para criar condições para que o pequeno produtor possa comercializar todos os seus produtos num mesmo local”, explicou Jaime Café. Segundo ele, as compras de alimentos realizados pelas escolas do Governo e da Prefeitura, que acontecem através do PAA – Programa de Aquisição de Alimento e Pnae - Programa Nacional de Alimentação Escolar, serão canalizadas para a Ceasa.

Para o secretário municipal da Agricultura, essa parceria com o Estado deve otimizar o funcionamento do banco de alimentos. “Essa relação entre as duas secretarias [estadual e municipal de Agricultura] já existia, mas queremos intensificar, tendo em vista a melhoria das condições dos pequenos produtores de Palmas e do Tocantins”, avaliou Roberto Sahium.

Banco de Alimentos

Para abrigar o Banco de Alimentos será construído na Ceasa um novo galpão, onde serão comercializados hortifruti, peixes, aves e demais alimentos produzidos pelos pequenos produtores. No local, os alimentos serão armazenados, processados e distribuídos para entidades sociais cadastradas e escolas municipais e estaduais.

A Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins faz parte da estrutura da Seagro e é responsável por reunir os produtos e abastecer o mercado tocantinense e de estados vizinhos com frutas, verduras, legumes, hortaliças e ovos. (Ascom Seagro)