Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a finalidade de garantir um atendimento mais ágil e para um número maior de mulheres, em relação à contracepção feminina, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, inauguram na próxima sexta-feira, 08, às 11 horas, o Serviço de Contracepção Definitiva por meio de Inserção de Dispositivo Intratubário, que funcionará no Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva de Palmas, situado à Quadra 504 Sul LO 11 Lt. 05 Ed. Dona Rute. 

O serviço atenderá inicialmente às mulheres residentes no município de Palmas, que aguardam pela esterilização cirúrgica (laqueadura) e, posteriormente, às mulheres de outros municípios da macro-região Sul, um total de 88, pactuados para atendimento em Palmas.

O Dispositivo Intratubário

A Contracepção definitiva por meio do Dispositivo Intratubário – DIT é um sistema para contracepção permanente cujo procedimento é ambulatorial, realizado por histeroscopia, não havendo necessidade de anestesia e de utilização de centro cirúrgico. 

Segundo informações da Semus, o tempo para inserção do dispositivo intratubário, dura em média de 5 a 10 minutos, com alta da mulher de 30 a 60 minutos após o procedimento. A agilidade, bem como a dispensa da anestesia, permite ampliar o acesso das mulheres que aguardam à realização de esterilização, assim como, poderá contribuir para a redução das indicações desnecessárias de cesarianas, muitas vezes atreladas ao procedimento de laqueadura.