Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Lideranças dos Movimento dos Sem terra e dos Atingidos por Barragens encaminharam nota onde negam estar por trás de um grupo de manifestantes que desde o início da manhã está na frente da sede do Incra em Palmas. O grupo, que ocupa atualmente a Fazenda Santa Rita entre Palmas e Ponte Alta, quer que a área seja desapropriada.

“Repudiamos o que vem acontecendo na ocupação da Fazenda Santa Rita, onde as lideranças lotearam a fazenda e estão vendendo os lotes de forma desordenada sem um mínimo de critérios definidos pelo INCRA ao público da reforma agrária, alem de explorar os trabalhadores, criam perspectivas negativas à aquelas pessoas que de fato necessitam de um pedaço de terra para garantir a sua sobrevivência”, afirma os movimentos. O grupo, segundo eles, seria formado por ativistas que deixaram o acampamento Sebastião Bezerra na TO-050 de Palmas a Porto e que é comandado pelo MST e MAB.

O Incra informou ao Conexão Tocantins que a área ocupada na Fazenda Santa Rita é particular. O grupo permanece em frente ao Incra com faixas.

Veja a nota do MST e do MAB:

NOTA DE DE ESCLARECIMENTO

Nós do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) desaprovamos a decisão de um antigo grupo do Acampamento Sebastiao Bezerra, que de forma isolada, ocuparam a fazenda Santa Rita em 2012 e lá continuam até hoje.

Queremos reafirmar a importância da luta pela terra e pela reforma agrária de forma organizada, e que as decisões dos trabalhadores/as devem ser tomadas no coletivo. A nossa luta continua com as familias sem terra que se encontram acampadas nas margens da TO 050, sentido Palmas a Porto Nacional, no verdadeiro e legítimo Acampamento Sebatião Bezera da Silva e ainda reafirmamos que não nos responsabilizamos por nenhuma atitude do grupo que se encontra na Fazenda Santa Rita.

Repudiamos o que vem acontecendo na ocupação da Fazenda Santa Rita, onde as lideranças lotearam a fazenda e estão vendendo os lotes de forma desordenada sem um mínimo de critérios definidos pelo INCRA ao público da reforma agrária, alem de explorar os trabalhadores, criam perspectivas negativas à aquelas pessoas que de fato necessitam de um pedaço de terra para garantir a sua sobrevivência. E também queremos esclarecer para sociedade que existe somente um Acampamento Sebastião Bezerra da Silva e que este é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

Solicitamos das autoridades competentes quer tomem as devidas providências necessárias em relação à aquelas pessoas que estão vendendo os lotes daquela área de terra pública (Fazenda Santa Rita) e aquelas pessoas oportunistas que estão comprando estes lotes de terras para transformarem em chácaras de lazer, onde estas terras deveriam ser utilizadas para Reforma Agraria e produzir alimentos saudáveis para o povo brasileiro.

Maria dos Anjos Silva

Coordenação MAB

José Ribamar Sales

Coordenaçao MST