Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No último dia 24 de março, na Câmara Municipal de Palmas (TO), foi fundado o  Sindicato dos Trabalhadores Fotógrafos, Cinegrafistas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Fotoimagens e Artes Gráficas Empregados e Autônomos do Estado do Tocantins (SINDIFOTOCINE-TO)

A diretoria eleita, que tem como presidente o fotógrafo Manoel Lima Barros, filiou o sindicato à CTB-TO - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

O presidente da CTB-TO, Antonildo Alexandre de Medeiros, parabenizou os profissionais pela iniciativa e disse que a  CTB-TO estará à disposição do sindicato e de todos os que o procurarem. Já Manoel Lima falou da luta e da dificuldade da unificação da categoria que desde 2011 vinha tentando criar o sindicato.

Sindjor Alerta

Assim que tomou conhecimento da convocação de uma assembleia geral para criação do Sindifotocine-TO, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins – Sindjor/TO imediatamente encaminhou ofício à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

O documento informa e alerta que a criação dessa entidade invade a base do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins, pois as funções de repórter fotográfico e repórter cinematográfico pertencem a categoria dos jornalistas, conforme Decreto nº 83.284 de 13/03/1979, que dá nova regulamentação ao Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, que dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista.

O Sindjor alertou também aos repórteres fotográficos e repórteres cinematográficos, que atuam no Estado, que não se deixem levar pela uma iniciativa que segundo o Sindjor, “não se sabe ao certo a que interesses está a serviço”.

Diretoria Executiva Sindifotocine-To

Presidente: Manoel Lima Barros

Vice-Presidente: Elimar

Secretario Geral: Thenes Pinto

Diretora Financeira: Suzane Kelly Pinto

Diretor Comunicação e Eventos: João Batista A. Dos Santos

Diretor de Saúde Do Trabalhador e Previdência Social: José Do Nascimento Silva

Diretor de Juventude e Esporte: Diogo Stharley De Sousa Galvão

Diretora da Mulher: Genezi A. S. Lima

Diretor de Organização e Formação Sindical: Leandro Gomes Lopes Borges

Conselho Fiscal

Presidente: Francisco Joaquim De Lima

Membro Efetivo: Osvaldo Bandeira De Sá

Membro Efetivo: Valdair Colombari

Suplentes do Conselho Fiscal: Gracite Fernandes

Suplentes do Conselho Fiscal: Delfino Miranda De Freitas

Suplentes do Conselho Fiscal: Pedro Da Silva Santos