Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O presidente do PT no Tocantins, Donzeti Nogueira confirmou ao Conexão Tocantins que o nome aclamado pelo partido no encontro regional deste final de semana foi o do médico e ex-secretário estadual de Saúde, Nicolau Esteves. Recém –filiado na legenda o médico foi aclamado até mesmo pelo ex-prefeito de Porto Nacional , Paulo Mourão que prefere ser candidato ao Senado. No próximo ano o Estado tem apenas uma vaga para senador.

“O nome colocado e se fosse deferido seria por aclamação foi o do médico Nicolau Esteves mas por enquanto não priorizamos definir nome”, disse Nogueira. Mesmo com tantas lideranças históricas na legenda o médico foi escolhido para ser o pré-candidato da legenda. “Vejo que ele tem apoio do partido para ser o governador do PT”, afirmou.

Para Donizeti o Estado precisa de uma nova liderança política que defenda um projeto inovador para o Tocantins. “O Estado está a beira de uma crise institucional”, conta. Ele citou o fato de vários desembargadores terem sido afastado por suspeita de irregularidades e venda de sentenças e também o fato do presidente do TCE, Wagner Praxedes ter recebido doações de recursos do Estado em eventos particulares em Pousada de familiares em Araguatins. “O governador está ameaçado de ter o diploma cassado”, citou ainda o presidente que no próximo ano será candidato a deputado federal.

Uma caravana da legenda começará a rodar todos os 139 municípios do Estado a partir do próximo mês para começar a discutir o projeto para 2014  e levar o nome de Nicolau.

Críticas

O ex-prefeito de Palmas, Raul Filho não participou do evento do partido mas criticou o partido em entrevista ao Conexão Tocantins. Ele frisou que não foi ao evento por que estava em outros compromissos. “O PT do Tocantins é diferente do PT nacional e nunca conseguiu avançar, está sempre no retrocesso, a  cada eleição que passa o PT diminui”, frisou.

Ele disse que acha estranho o lançamento do nome do médico Nicolau. “O PT nunca dá oportunidade para pessoas que se filiaram recentemente.O partido está perdido. O Dr. Nicolau é um homem de bem mas está sendo usado pela cúpula do partido para bancar despesas iniciais de visitas. Esta é a minha leitura”, analisou. Para Raul, após a visita nos 139 municípios o partido não vai mais apoiar a candidatura de Nicolau.

Raul Filho, sem citar nomes, afirmou que no partido há um grupo que se intitula de “histórico” que decide o futuro do partido mas que nunca disputaram voto.

O prefeito comentou ainda sobre a decisão do partido de ser oposição a Siqueira. “O partido usou o governo o tempo que puderam, se beneficiaram com cargos e agora fazem reunião rompendo com o governo?”, questionou.