Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Com foco na explanação de casos de sucesso, dificuldades enfrentadas e nas experiências vivenciadas nos oitos anos à frente da Prefeitura de Maringá, no Paraná, o ex-prefeito Silvio Barros palestrou na tarde desta última segunda-feira, 22, para os secretários municipais. Na apresentação foram abordados temas como saúde, educação, planejamento urbano, comunicação e controle social.

Entre os projetos apontados por Silvio Barros está o Espaço Saúde, que consiste em abrir as portas das unidades de saúde durante um final de semana no mês para oferecer à população atendimento preventivo e às crianças atividades educativas. “É uma ação que trouxe muitos resultados positivos, pois essa ação de saúde preventiva proporciona mais qualidade de vida ao cidadão e os recursos passam a ser aplicados na saúde e não mais no tratamento de doenças”.

Barros ainda destacou medidas tomadas na informatização de todos os processos do município, que acarretam em economia para a gestão e praticidade ao cidadão. “Somente em não emitirmos mais os carnês do IPTU e enviarmos para as pessoas conseguimos atingir uma economia de R$ 300 mil. Passamos a imprimir uma página onde o contribuinte tem todas as informações para retirar a guia para recolhimento do imposto diretamente no site da prefeitura”, detalhou.

Modelo

Na ocasião, o prefeito Carlos Amastha ressaltou que o modelo administrativo implantado em Maringá é uma referência para sua gestão. “Maringá conseguiu desenvolver uma gestão inclusiva, participativa e que alcançou um crescimento econômico. É um modelo que podemos implantar em Palmas e superar esse resultado alcançado lá”, disse. “Silvio saiu de um período de oito anos à frente do município com aprovação de 80% da população”, completou.

A troca de experiências foi aprovada pela secretária de Educação, Berenice de Fátima Barbosa. “A programação foi bastante positiva, conhecemos os desafios e soluções implantadas naquele município, que são referências e que podem nos ajudar na construção do modelo que a gestão está implantando”. (Secom Palmas)