Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Hospital e Maternidade Pública Dona Regina – HMPDR receberá nesta terça-feira, 07, do Ministério da Saúde - MS a Certificação como Centro de Referência Estadual no Método Canguru. O evento acontecerá no auditório da Unidade hospitalar. Representantes do Ministério da Saúde irão participar e entregar a placa certificando o hospital.

Método Canguru é um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. Bebês recém-nascidos com baixo peso (menos de 2.500 kg) ou prematuros têm um desenvolvimento mais adequado quando são aninhados junto ao peito da mãe ou pai por meio do Método Canguru.

As vantagens para o recém-nascido são maior vínculo entre  mãe-filho; evitando longos períodos sem estimulação sensorial; estímulo ao aleitamento materno, favorecendo maior freqüência, precocidade e duração; maior competência e confiança dos pais no manuseio do seu filho de baixo-peso, mesmo após a alta hospitalar; melhor controle térmico; diminuição de infecção hospitalar; e  menor permanência hospitalar.

Para receber esta certificação o Hospital implantou o modelo humanizado de assistência neonatal ao recém nascido de baixo peso e sua família cumprindo as exigências  instituída na Portaria GM /MS nº 1683 de 12 de julho de 2007, que estipula condições para o Método Canguru. (Ascom)