Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Palmas é a primeira cidade do Tocantins que efetivamente está inserida no Sistema Nacional de Cultura e a agora passa a ser a primeira cidade brasileira a ter todos os seus equipamentos e manifestações culturais cadastrados na plataforma do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). O programa é coordenado pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC).

O lançamento do mapeamento cultural de Palmas será realizado nesta quinta-feira, 09, a partir das 9 horas, no auditório da OAB. Pela manhã, serão atendidos os Pontos de Cultura e demais artistas presentes. Na parte da tarde, às 14 horas, o atendimento será aberto para toda a classe artística e secretários de cultura. A orientação é para que todos artistas tragam seus notbooks e afins para aprendizado no cadastro no SNIIC.

O evento contará com as presenças do prefeito Carlos Amastha; do presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luiz Carlos Teixeira; do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo José Córdula Teixeira; e do coordenador geral de Monitoramento e Informações Culturais do MinC, Evaristo Nunes.

Segundo o presidente da FCP, Luiz Teixeira, haverá ainda reunião entre o diretor de Infraestrutura do MinC e os prefeitos e secretários de Cultura do Estado, para tratar sobre a necessidade de financiamento de aparelhos culturais descentralizados da capital que possibilitem a circulação dos diversos produtos culturais produzidos no Tocantins.

Saiba mais

O objetivo do SNIIC é permitir que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações do segmento cultural em um único lugar, além de ser possível cadastrar informações com informações culturais atualizadas. A partir da implantação do Sistema, o Brasil se equipara a outros países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha.

A Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu que o SNIIC será a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão a coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais. (com informações do site do SNIIC)