Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

            Será apresentado nesta terça-feira, 14, às 9h, na sala de reuniões da Seplan – Secretaria de Estado do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública um estudo de viabilidade para duplicação e manutenção de rodovias estaduais no Tocantins.

            O estudo é uma parceria do Governo do Estado, em abril deste ano, à empresa indiana ITNL. Estão contemplados os trechos das TOs que ligam Porto Nacional a Palmas, Palmas a Paraíso e Palmas a Lajeado; Miracema e Miranorte. O estudo também contempla iluminação e eficiência energética de edifícios.

            A ITNL pretende entregar o resultado dos estudos em até 90 dias e a expectativa é de que os trechos beneficiados recebam um investimento na ordem de R$ 1,3 bilhão. O protocolo de intenções para realizar o trabalho foi assinado no dia 16 de abril, entre o Governo do Tocantins e a empresa.  O interesse do grupo indiano é, após o estudo de viabilidade, definir com o Governo uma concessão ou uma PPP - Parceria Público-Privada para trabalhar nesses trechos.

            Participam do encontro o secretário do Planejamento Flávio Peixoto; da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, e a assessora da Diretoria de Promoção e Atração de Investimentos, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ândrea Bangoim, além do gerente da ITNL no Brasil, Miguel Muniz, o diretor de manutenção Juan Manuel Gonzalez e os prefeitos de Porto Nacional, Paraíso, Lajeado, Miranorte e Miracema.

Sobre a ITNL

            A empresa possui cerca de US$ 1 bilhão para investir no País. O Tocantins é o primeiro Estado do Brasil que receberá investimentos da empresa. A ITNL conta com cerca de 12,5 mil quilômetros de concessão de rodovias na Ásia, África e Europa, e a partir de agora passa a atuar também na América Latina.