Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, recebeu em seu gabinete no final da tarde desta terça-feira, 14, o presidente da Confederação Brasileira de Quadrilhas e Entidades Juninas (Confebraq), Célio Torres, para tratar do Concurso Nacional das Quadrilhas Juninas que acontece em Palmas, em julho.

Participaram ainda da reunião, o presidente da Agência de Turismo, Cristiano Rodrigues, o diretor de Articulação de Difusão Cultural da Fundação Cultural de Palmas, Cláudio Maranhão, o presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto), Advan Rodrigues e representantes dos grupos juninos da Capital.

O presidente da Confebraq avaliou a reunião como produtiva e ressaltou que sua expectativa para o Nacional é a melhor possível. “O prefeito Amastha está querendo fazer do município de Palmas referência da festa junina, e uma prova disso é o investimento, um dos mais altos se comparado a outros Estados”, destacou. 

Torres adiantou que pretende trazer para Palmas entre 15 a 17 Estados, uma quantidade inédita de participação, “o que adicionado as caravanas do interior do Estado soma entre 2.500 a 3.000 pessoas, sem contar com o público do município”, destacou. Outro diferencial do evento, segundo o presidente, será a possível apresentação da primeira quadrilha evangélica do país, a “Busca Fé”, de Brasília. 

Para o diretor da FCP, trazer o nacional para a Capital do Tocantins pela segunda vez, visto que é um dos eventos mais importantes neste segmento, é um passo importante para fazer de Palmas a capital junina do Brasil. “Em 2012 sediamos todos os eventos nacionais de quadrilha junina, em parceria com a Confebraq”, lembrou Maranhão. 

Na ocasião, os presentes acordaram que no dia 1º de junho, Dia Nacional do Quadrilheiro, a organização do Concurso Nacional das Quadrilhas Juninas fará o lançamento oficial do evento em Palmas. 

Nacional e Arraiá da Capital 

Com intuito de contemplar os dois grandes eventos do movimento junino, a Prefeitura de Palmas/Fundação Cultural realizará o Arraiá da Capital de 11 a 14, com a reapresentação das quadrilhas campeãs no dia 19 e nos dias 20 e 21 Palmas recebe a nona edição do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas.