Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Intervenção urbanística na Avenida Tocantins do que seria o shopping a Céu aberto não agradou ninguém

Intervenção urbanística na Avenida Tocantins do que seria o shopping a Céu aberto não agradou ninguém Foto: Divulgação MPTO

Foto: Divulgação MPTO Intervenção urbanística na Avenida Tocantins do que seria o shopping a Céu aberto não agradou ninguém Intervenção urbanística na Avenida Tocantins do que seria o shopping a Céu aberto não agradou ninguém

Obra idealizada pelo ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o "Shopping a Céu Aberto" de Taquaralto traz há alguns anos inúmeros prejuízos na Avenida Tocantins, principalmente em relação ao tráfego e aos comerciantes. Para a atual prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro, foi o maior erro da história. "Acabaram com a Avenida Tocantins. O embuste "shopping a céu aberto" foi o maior erro da história. Nunca houve projeto, PPA ou previsão orçamentária para aquela aberração", disse a gestora através do Twitter, na tarde desta segunda-feira, 19. 

A prefeita prometeu resolver a situação. "Vamos resolver, e do jeito certo. Prefeitura de Palmas. TCE (Tribunal de Contas do Estado), MPE (Ministério Público do Tocantins) e os comerciantes juntos", complementou, no Twitter

As obras do shopping estão suspensas desde 2028 por decisão do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). Dentre as mudanças pela ex-gestão, foi construída uma ciclovia junto ao canteiro central da Avenida Tocantins, reduzindo consideravelmente o espaço para fluxo de veículos - já que tornou as vias mais estreitas. A obra foi iniciada a contragosto dos comerciantes. 

Audiência

Dia 15 a Prefeitura, junto ao MPE, reuniram-se para discutir soluções. Na ocasião, foram discutidos a situação do trânsito, o impedimento de realizar obras e a ciclovia. A reunião foi designada pela promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, e contou com a participação da secretária municipal de Planejamento, Mila Jaber, do secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Trabulsi Sobrinho, e do procurador-geral de Palmas, Mauro José Ribas.

Durante o encontro, a promotora de Justiça explicou que, recentemente, esteve reunida com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Napoleão Sobrinho, para debater a possibilidade de revogar a decisão cautelar que impede a realização de obras na Avenida Tocantins, concedida em 2018, após a prefeitura de Palmas não apresentar as documentações necessárias para efetivação da obra “Shopping a Céu Aberto”.

A promotora também relatou que o MPTO pretende convocar audiência pública com os moradores e comerciantes de Taquaralto, com a finalidade de consultar a população em respeito a necessidade da retirada da ciclovia do local.

Por fim, ficou definido que a Associação Comercial e Industrial de Taquaralto, Aurenys e Região Sul de Palmas (Acit) será notificada para a apresentar ideias e sugestões de melhorias urbanísticas da Avenida Tocantins.