Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto/Divulgação redes sociais

Foto: Chico Sisto/Divulgação redes sociais

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) e o pré-candidato a prefeito Carlos Amastha (PSB) voltaram a se encontrar nesta sexta-feira, 8, na Câmara de Palmas, durante sessão solene de homenagem ao Dia Internacional da Mulher e, na oportunidade, cumprimentaram-se. Amastha já havia buscado se aproximar da gestora em outra oportunidade, em um restaurante de Palmas, onde a gestora estava com sua equipe de gabinete, dias atrás, o que gerou na oportunidade muita especulação sobre uma possível aproximação do ex-prefeito e pré-candidato com a prefeita. 

Desde que se afastaram politicamente em 2018, a prefeita Cinthia foi muito atacada por Carlos Amastha, mas o cenário político atual, desfavorável ao ex-alcaide da capital pela baixa adesão, mostra um adulador aflito em busca de uma reconciliação que possa lhe dar fôlego político para uma candidatura competitiva.

Amastha e Cinthia Ribeiro, que era sua vice em 2018, romperam depois que o ex-gestor renunciou ao mandato para disputar o Governo do Tocantins na eleição suplementar e, após ser derrotado na disputa pelo Palácio Araguaia, quis manter influência política dentro do Paço Municipal. Na oportunidade a prefeita assumiu as rédias da gestão fazendo uma reforma administrativa que consolidou sua gestão e aprovação popular, vindo a ser reeleita em 2020. Naquela eleição, Amastha, que tinha como candidato a prefeito da capital seu pupilo Tiago Andrino, inúmeras vezes atacou a prefeita e foi, inclusive, multado pela Justiça Eleitoral por impulsionar postagem nas redes sociais com mensagem que chamava de "lixo humano" e "falsa e traidora", a prefeita e candidata à reeleição.

Consolidar é outra história

O presidente da Câmara de Palmas, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), vê a tentativa recorrente do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), de aproximar da prefeita da capital, Cinthia Ribeiro (PSDB), como algo natural na política, mas que não é garantia de consolidação. 

"A prefeita é muito delicada, é uma pessoa educada, muito gentil. Ele também é bem educado. Trocar delicadezas é de político mesmo. Quando você está conversando, dialogando, há perspectiva do diálogo, é uma perspectiva, agora consolidar é outra história. Quando você está dialogando há perspectiva depois que você dialoga. Não dialogando aí não, é um para o lado e outro para outro. Mas é um dialogo amigo, tranquilo, ela gosta muita da ex-primeira dama Glô Amastha, também tem muito respeito pelo ex-prefeito Amastha. Vi que tem, percebo que ela não tem dificuldade nenhuma mais, mas é ela que tem que falar. Enquanto conversa, há perspectiva. Político que dialoga tem perspectiva de poder caminhar junto, agora consolidar isso aí é que é outra história", disse Folha em entrevista ao Conexão Tocantins.

Retrovisor

Político não pode olhar para o retrovisor, defende o presidente da Câmara de Palmas. "Político não pode olhar para o retrovisor. Ele precisa olhar para frente. Temos que pensar na cidade, pensar no Estado, pensar no nosso País em que as oportunidades que tivemos ou estamos tendo de contribuir, legislar, fiscalizar, executar - no caso do Executivo -, obras para contribuir com o desenvolvimento das cidades, desenvolvimento do Estado, isso é dos políticos. Não caminha junto hoje, caminha amanhã. Não está junto hoje, mas amanhã pode estar junto", diz Folha Filho.

O presidente da Câmara de Palmas lembra de uma fala que o ex-senador João Ribeiro costumava usar. "Pode ser que não ande com o meu maior amigo político e ande com o meu maior inimigo político, dependendo da conveniência", concluiu.