Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em suntuosa cerimônia realizada na noite de ontem, 15, foi aberta a 29º edição do Encontro Nacional dos Presidentes de Sindicatos Patronais, em Curitiba – PR. A solenidade aconteceu no ExpoUnimed e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, a do governador em exercício, Flávio Arns, do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, Antonio Oliveira Santos e dos anfitriões, presidente do Sindilojas e vice-presidente da Fecomércio/PR, Ari Faria Bittencourt, presidente da Fecomércio/PR, Darci Piana e do presidente do Sirecon, Paulo Nauiack. A comitiva tocantinense também esteve presente, composta pelos presidentes de sindicatos patronais filiados a Fecomércio e do Presidente Hugo de Carvalho.

 Nesta manhã, aconteceram as palestras sobre as “Súmulas do TST”, com o Ministro Caputo Bastos, coordenada pelo Presidente da Fecomércio/DF e Senador, Adelmir Santana e a palestra “Como trazer sustentabilidade ao seu negócio”, ministrada pelo Sr. Luiz Antônio Rolim de Moura. No período vespertino acontecem várias palestras com temas como Cooperativismo de crédito, Contribuição Sindical, Comércio de Rua, Shopping Centers, Negociação Coletiva, dentre outros.

 O presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, explicou a importância da participação desse grupo no evento. “Nós entendemos que é necessária a proatividade dos sindicatos de todos os Estados em eventos que contribuam para o fortalecimento da classe e consequentemente, do nosso comércio. Diversos assuntos estão sendo tratados, apesar do tema central ser sustentabilidade. É preciso estar atento às mudanças setoriais”, ressaltou.

Já o presidente do Sindifarma, Domingo Tavares, disse que a programação contempla temas diretamente abordados nos sindicatos. “A programação está ampla e com temas que são discutidos no nosso dia a dia. Existem várias temáticas que podem ser aproveitadas por todos os presidentes, independente do setor de representatividade. Estamos aproveitando esse momento para ampliarmos nossa expertise”.

 A programação, que vai até dia 17 de maio, conta com 12 palestras, stands para visitação e workshops. O grupo do Tocantins é composto pelos presidentes do Siapabe, Sindimáquinas, Sincopeças, Sicovar, Sicovame, Sindifarma, Sindhorbs e Sigealto.