Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Eliane Campelo

Foto: Eliane Campelo

Em reunião ocorrida na manhã desta última quarta-feira, 5, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, cerca de 30 presidentes de associações de produtores conheceram os programas da pasta, bem como o calendário de ações para o ano agrícola 2013/2014.

“Esta é a primeira de uma série de reuniões que faremos para alinhar nossa metodologia e ação com o que cada produtor espera que a secretaria realize”, afirmou Roberto Jorge Sahium, secretário municipal de Desenvolvimento Rural ao abrir a reunião.

Ainda de acordo com Sahium, todas as decisões operacionais a serem tomadas serão apresentadas aos produtores para aprovação pelo grupo. “Nós trabalhamos pelo grupo, por um todo, não estamos aqui para impor nada, vamos construir uma nova forma de trabalhar e de levar desenvolvimento ao campo”, frisou.

Em seu pronunciamento, o secretário-executivo da pasta, Roberto Campos Pinto, falou dos programas previstos para o ano agrícola 2103/2014 e de como será planejado o atendimento a cada associação. “Num primeiro momento vamos visitar cada região e participar de reuniões com a comunidade de cada uma das 32 associações de produtores. Outro fator importante é que haverá subsídio de serviços para o produtor”, afirmou.

Programas

Dentre os programas e serviços expostos destacam-se o do Calcário, Patrulha Mecanizada, Melhor Caminho e Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Cada ação possui sua formatação e metodologia para atender o maior número possível de propriedades”, finalizou Campos.

Para o pequeno produtor rural Adelino Barbosa, presidente da Associação de Produtores do Jaú VI Etapa, a reunião foi muito positiva. “Estamos aqui para contribuir e levar respostas positivas para nossos associados”, destacou.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Eurijan Martins, falou aos produtores sobre o agendamento das visitas técnicas. “Vamos dar início ao atendimento de cada associação e dividir as demandas de acordo com a vocação produtiva de cada grupo. Todos serão atendidos, horticultura, fruticultura, piscicultura, enfim, todos os segmentos produtivos” afirmou Martins.

Na reunião foram abordados temas como comercialização de produtos oriundos da zona rural, Banco de Alimentos, Crédito Rural e Programa Compra Direta Local.

Estavam presentes no evento o corpo técnico da Unidade do Ruraltins/Palmas, representantes do Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros - Ceasa de Palmas, representantes da Colônia de Pescadores Z-10 e representantes dos produtores de todas as regiões rurais de Palmas. (Secom Palmas)