Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino vão receber nesta terça-feira, 11, o presidente do PT estadual, Donizeti Nogueira para oficializar a abertura de espaço no governo. O partido já tem nomes compondo a gestão como a superintendente da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, Gleide Braga e o superintendente de Defesa Civil, Iranilton Sales.

Nesta primeira reunião os partidos vão sacramentar o projeto político de gestão conjunta e a administração colocará quais espaços poderão ser ocupados pela legenda. Segundo apurou o Conexão Tocantins, o PT terá abertura para escolher e sugerir inclusive o novo comando da pasta da Saúde mas tudo ainda depende do aval do prefeito.Amastha, inclusive, segundo garantiu uma fonte próxima ao gestor, estaria disposto a dar tal espaço para o partido já que considera que a legenda tem bons quadros disponíveis que podem contribuir com a gestão.

A Secretaria atualmente é ocupada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Borges da Silveira, que acumula os dois cargos após a saída de Walter Balestra.

O PT ainda não falou em nomes, segundo asseguram membros do comando do partido, e este assunto deverá ser colocado para discussão na direção municipal da legenda, sob o comando do ex-vereador Ivory de Lira. O vereador do partido, Waldson da Agesp também deve participar das decisões.

A composição no governo através da sugestão de nomes técnicos é a próxima etapa da consolidação de aliança entre os partidos e a intenção é que PT e PP se aproximem também nos municípios, num trabalho de articulação em prol das eleições de 2014.

Para o pleito do próximo ano o PT tem o nome do médico Nicolau Esteves como pré-candidato ao governo e o PP, o empresário Roberto Magno Martins Pires. Mais partidos serão convidados para agregar no projeto e poderão também propor nomes, segundo já informou o presidente do PT, Donizeti Nogueira, em entrevista ao Conexão Tocantins.

Nome Forte

Nicolau Esteves também surge como nome forte para assumir a Secretaria Municipal da Saúde da capital, segundo informação de uma importante fonte do PP. A preferência pelo médico seria decorrente da sua experiência na gestão da saúde. O médico já foi inclusive secretário estadual da área na atual gestão do governador Siqueira Campos (PSDB). (Atualizada às 20h)