Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Nilmar e Divina Márcia em evento da procuradoria em Brasília

Nilmar e Divina Márcia em evento da procuradoria em Brasília Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Nilmar e Divina Márcia em evento da procuradoria em Brasília Nilmar e Divina Márcia em evento da procuradoria em Brasília

Engajada na luta pelos direitos da mulher no País, a deputada federal Nilmar Ruiz (PEN) participa em Brasília do seminário “Fortalecimento e Capacitação da Rede de Procuradorias da Mulher nos Estados e Municípios”, promovido pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado.

Entre os temas em debate estão o fortalecimento das redes de procuradorias e a participação feminina nos parlamentos, a experiência da Secretaria da Mulher do distrito Federal e o combate à violência.

A participação de Nilmar no evento tem uma importância especial, pois ela foi a primeira parlamentar a ocupar o posto de Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados e a primeira mulher a ocupar um cargo na mesa diretora da Casa. “Aquele momento em que assumi o cargo de Procuradora foi um grande avanço da participação da mulher na Câmara dos Deputados. Hoje, a mulher participa mais das discussões decisivas que ocorrem na Câmara dos Deputados. Este espaço é fundamental para equiparar as forças de comando entre os gêneros e tornar as decisões mais equânimes”, argumenta Nilmar.

Estiveram presentes a procuradora da mulher da Câmara dos Deputados, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), a procuradora da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); a coordenadora da Bancada Feminina, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG); a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; e a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel.

Também participaram representantes de todos os estados. Como representante do Tocantins, a convite da deputada Nilmar, a ex-vereadora de Palmas Divina Márcia também participou do evento.