Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Segue neste sábado, 22 , no Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, a edição 2013 do Festival Internacional Palmas para a Capoeira. Uma realização da Associação Terreiro de Capoeira, o festival reunirá, em dois dias de capoeiragem, 23 mestres de diversas regiões do país, que compartilharão suas experiências com alunos, professores e interessados nesta luta-arte. Além de aulas práticas e palestras, durante o evento serão realizadas trocas de cordas e a formatura de quatro alunos, fato raro no mundo da capoeira moderna. O evento começou nesta sexta-feira, 21.

Para Leonardo Vieira, o contra-mestre Asa Delta, este ano o Festival tem um atrativo a mais do que em edições anteriores. “Nós realizamos o evento desde 1990. Nunca tivemos um número tão grande e mestres interessados em participar. O Festival vem crescendo a cada ano e em 2013 promete ser o melhor que já fizemos”, comemorou.

A programação do evento é diversificada, o que deve manter os participantes ocupados durante todo o dia de Festival. Serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas, fazendo um resgate histórico da capoeiragem brasileira e integrando mestres e alunos com treinos de sequencias de golpes e movimentações para a roda. “Vamos ter atividades durante todo o dia, compartilhando experiências e trocando histórias e capoeira. Vai ser um dia dedicado à arte da malandragem”, completou Asa Delta.

Entre os mestres participantes, estão renomadas figuras do cenário capoeirístico nacional, como os Mestres Tabosa, Pombo de Ouro, Aranha, Mago, além de representantes da capoeira tocantinense, como os mestres Tambor, Fumaça, Bizorro e Índio. “Este vai ser, com certeza, o maior evento de capoeira já realizado no Estado. Como são mestres de renome mundial, que andam o mundo, e tem trabalho de capoeira em vários estados e países a experiência a ser transmitida será muito grande”, frisou o organizador.

Formatura

Além das aulas e vivências, esta edição do Festival Internacional Palmas para a Capoeira contará, ainda, com a formatura de quatro alunos, nos moldes elaborados pelo criador da Regional, Mestre Bimba. Asa Delta explicou que o ritual da formatura foi feito tendo como base a academia forma, com orador, paraninfo e padrinho/madrinha. Contudo, existem peculiaridades, como as esquetes de balões e o jogo de tira-medalha, que é a “prova de fogo” da formatura. “A formatura vai ser o ponto alto do evento. Pois são alunos com pelo menos dez anos de capoeira treinados que estão se formando em capoeira regional com toda a cerimônia e ritual”, completou. (Phillipe Bastos/Ascom)